Santa Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Dia do Professor, denúncia sobre exames, Mortari, e injúria racial na UFSM

Sinprosm prepara campanha para marcar o Dia do Professor com cobranças à Prefeitura de Santa Maria. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

* O Dia do Professor, na segunda-feira (15), será de luta para a categoria. O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) realizará uma campanha publicitária cobrando respeito da Administração Municipal com as pautas do magistério.

* A campanha visa dar maior visibilidade à reivindicação pelo cumprimento da lei do piso nacional do magistério.

* “A decisão da categoria é de não esperar de braços cruzados pelas respostas do prefeito. Precisamos deixar claro para toda a cidade que estamos sendo enrolados. A luta pela qualidade da educação não é só nossa, mas de toda a sociedade”, explica a coordenadora de comunicação do Sinprosm, Celma Pietczak.

* O vereador Luciano Guerra (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, denunciou na manhã de quinta (11), uma série de supostas cobranças indevidas por exames que deveriam ser bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas que estariam sendo cobrados por laboratório de Santa Maria.

* O caso foi encaminhado através de notas fiscais apresentadas pelo Lar das Vovozinhas. De acordo com o vereador, a instituição não consegue realizar novos exames porque ainda não realizou o pagamento. A Comissão vai apurar a questão junto ao Lar na próxima terça (16).

* Há poucas semanas, outro caso foi registrado pela comissão. De acordo com a denúncia de um dos usuários do SUS no município, ele estava sendo cobrado por exames que também deveriam ser gratuitos. O caso foi encaminhado à Secretaria de Saúde, que disse que a cobrança realizada pelo laboratório seria indevida.

* Segue repercutindo a postagem do vereador Marion Mortari (PSD), no Facebook, abrindo seu apoio para Jair Bolsonaro (PSL) neste segundo turno.

* A jornalista Cris Gonçalves deixou o gabinete do parlamentar após o episódio e, também no Facebook, esclareceu a situação.

* Dois alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) registraram boletim de ocorrência, na Polícia Civil, por injúria racial. Os jovens, de 19 e 23 anos, teriam sido ameaçados com frases racistas dentro do campus na tarde de quarta.

* O Gabinete do Reitor divulgou uma nota oficial, no qual relata que serão buscadas possíveis imagens de câmeras de segurança para a identificação do agressor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Parabéns CRIS, por sua coragem, tem que acabar na politica atos obscuros como esse praticado pelo Chefe de Gabinete e pelo Vereador

  2. Cobrança indevida no SUS não é caso de Camara de Vereadores, salvo melhor juízo, é caso de polícia, corrupção e/ou estelionato.
    O que acontece no gabinete do vereador e na UFSM está longe de ser interesse geral, que resolvam seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo