PrefeituraSaúde

OUTUBRO ROSA. Conscientização sobre o câncer de mama levaram à abertura de seis unidades de saúde

Unidade Básica Oneyde de Carvalho foi uma das que ficou lotada de mulheres que aproveitaram o sábado para cuidar da Saúde

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Saúde da Mulher esteve em foco, neste sábado (27), nas Unidades de Saúde de Santa Maria. É que seis postos abriram as portas, ao longo do dia, promovendo ações alusivas à Campanha Outubro Rosa. O mês é dedicado à prevenção e à conscientização contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero, assim, diferentes equipes de Saúde realizaram ações para trabalhar o tema junto às suas comunidades.

Com horários diversificados, abrem, neste sábado, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro Social Urbano, Oneyde de Carvalho e Walter Aita, e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) Lídia, São Francisco e São João.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin acompanharam as atividades nas unidades. O chefe do Executivo conversou com as equipes, parabenizando os funcionários pelo Dia do Servidor, comemorado neste domingo (28). Ainda, ressaltou a importância de os locais promoverem ações com foco na promoção e na prevenção à Saúde.

“O trabalho de vocês é de fundamental importância para as comunidades. Fico muito feliz de ver o empenho e a dedicação de cada um de vocês na realização dessas atividades. Sem dúvidas, com o trabalho de vocês, estamos melhorando a vida dessas pessoas”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

SAÚDE E DIVERSÃO

As atividades em cada local são variadas, mas há espaço para o cuidado com a Saúde e, também, para a diversão. Equipes realizam a coleta de exame citopatológico (preventivo), fazem pedido de mamografia conforme a necessidade, ofertam testes rápidos e orientações, por exemplo. Em alguns locais, as ações vão além: há oficinas e atividades culturais.

A UBS Oneyde de Carvalho, localizada na Vila Lorenzi, estava lotada já no início da manhã, com muitas mulheres aguardando para realizarem consultas e exames. No local, também era realizada pesagem do Programa Bolsa Família, atendimento de Saúde Bucal, sorteio de brindes, distribuição de doces e pipoca, corte de cabelo e manicure, além de serem oferecidos brinquedos infláveis para as crianças. Também foi realizada uma apresentação de coral aos presentes.

“Temos um vínculo muito grande com a comunidade e sempre temos muita adesão às nossas atividades. Abrir no sábado facilita o acesso da comunidade e promove a integração”, ressaltou a enfermeira Laura Simas.

A dona de casa Leticia Vargas da Silva, 31 anos, compareceu na unidade para realizar preventivo, e aproveitou a oportunidade para levar a filha, Débora, de três anos, que cuidou da higiene bucal.

“É muito importante ver o posto de Saúde com tantas atividades e abrindo no sábado, pois fica mais fácil para vir”, comentou ela.

RODAS DE CONVERSA E CUIDADO COM A BELEZA

A unidade São Francisco também abriu as portas logo cedo para receber a comunidade. No local, a equipe realizou um brechó solidário, em que cada usuário que compareceu podia escolher uma peça de roupa para levar para casa gratuitamente. Ainda, além de oferecer serviços de Saúde, o local contou com roda de conversa sobre temas variados – como câncer de mama e câncer de colo de útero, alimentação saudável, atividades físicas, cultura da paz e lazer, por exemplo.

No local, a comunidade também se uniu na promoção das ações. A moradora da região Claudia Borges Barbosa, que é cabeleireira, ofereceu os serviços gratuitamente a quem foi à Unidade. Ela cortou e secou cabelos, enquanto a colega, a manicure Helen Lima de Almeida, fazia as unhas das usuárias.

“É importante, sim, ajudarmos gratuitamente. Ganhar dinheiro é bom, mas se doar, é melhor ainda”, comentou Claudia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E TAMBÉM CONFERIR OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo