EducaçãoUFSM

UFSM. Comércio e distribuição de bebidas alcoólicas estão proibidos na instituição. Decisão contraria DCE

Parecer apresentado pelos alunos, representados pelo DCE, foi rejeitado pela maioria dos integrantes do Conselho Universitário da UFSM

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM, com foto de ALINE DALMOLIN

Com ampla maioria dos votos, nesta sexta-feira (26), o Conselho Universitário (Consu) aprovou na íntegra a minuta de resolução que estabelece a proibição da comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas na UFSM. A resolução deve entrar em vigor ainda em novembro.

Na reunião anterior do Conselho, ocorrida no dia 28 de setembro, a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) tinha solicitado vistas do processo, que retornou hoje à pauta das discussões. Após amplo debate dos conselheiros, o parecer de vistas dos estudantes, contrário à aprovação da resolução, foi rejeitado por 37 votos a 9.

Com isso, fica mantido o parecer proposto na última sessão pela Comissão de Legislação e Regimento (CLR), que havia se manifestado de forma favorável à aprovação da minuta na íntegra. O parecer, relatado pelo conselheiro Marcelo Freitas da Silva, considerou o processo devidamente instruído e que o consumo de bebidas alcoólicas é um ato impróprio dentro de uma instituição pública.

O representante do DCE, Kauã Arruda Wioppiold, fez a leitura do pedido de vistas, declarando-se contrário à proposta. Para Kauã, a regulamentação existente em relação ao Centro de Eventos já permite que os eventos ocorram em segurança. “Os casos de brigas não são restritos ao Centro de Eventos e não há como mudar isso”, argumenta o estudante. Além disso, alegaram o prejuízo de comissões de formatura que já haviam previsto a arrecadação de verbas a partir da realização de festas. Conforme o conselheiro, as comissões de formaturas não conseguirão mais levantar fundos para a realização das cerimônias de colação de grau.

O reitor Paulo Afonso Burmann, que presidiu a reunião, ressaltou a importância da aprovação da proposta como forma de proteger estudantes e servidores de incidentes relacionados ao consumo abusivo de bebida alcoólica. Ele lembrou que a comunidade acadêmica como um todo tem responsabilidade sobre o que ocorre dentro do Campus. “Temos registrado incidentes, casos de agressão e violência sexual, e precisamos fechar as possibilidades de acontecimentos tristes e lamentáveis como esses”, afirma o reitor. Por outro lado, Burmann destacou que os problemas relacionados à violência e assédio realmente não se resolvem unicamente com uma resolução, pois é preciso promover conscientização sobre ética e responsabilidade pessoal.

Já em relação ao suposto prejuízo das comissões de formatura com o cancelamento das festas, o reitor afirmou que o Conselho não é o local para discutir a sustentabilidade financeira destas entidades, e a UFSM já garante a realização das formaturas de forma totalmente gratuita através do Centro de Convenções.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Alás, pessoal do DCE precisa se decidir. Na ideologia deles o Estado tutela o indivíduo. Não dá para usar argumentos liberais quando convem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo