Destaque

CIDADE. O encanto das bandas e fanfarras que desfilaram pela Rio Branco. Confira as vencedoras

Anfitriã do evento, Banda Marcial Manoel Ribas, segundo lugar em sua categoria, foi bastante festejada ao desfilar na Avenida Rio Branco

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Se no sábado (17), a chuva atrapalhou e fez com que os desfiles do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras fossem transferidos para o Centro Administrativo Municipal (CDM), no domingo (18), o dia ensolarado permitiu que as delegações ocupassem o palco principal a festa: a Avenida Rio Branco, no Centro de Santa Maria.

O resultado final do campeonato, em suas diversas categorias (veja abaixo), foi divulgado por volta de 20h30min deste domingo. A Banda Marcial Polivalente, de Alegrete, conquistou o primeiro lugar como “Banda Marcial Sênior”, categoria com o maior número de delegações concorrendo (seis no total). Já a anfitriã do evento, a Banda Marcial Manoel Ribas, conquistou o segundo lugar na categoria “Banda Musical Sênior”.

O campeonato, promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs), teve apoio da Prefeitura de Santa Maria e encantou o público, formado por santa-marienses de todas as idades.

Para as amigas Elaine Lima Nascimento, 74 anos, e Carmen da Silva, 75, a emoção e as lembranças da juventude foram compartilhadas enquanto assistiam aos desfiles em um banco no canteiro central da avenida.

“Fomos alunas do Maneco (Colégio Estadual Manoel Ribas) e ver a banda passar me trouxe boas lembranças da minha época do estudante. Foi a coisa mais linda esse evento. A cidade precisa disso, precisa dessa alegria”, afirmou Elaine.

Encantamento compartilhado pela aposentada Carmen, ao relembrar a década de 1950, quando foi aluna do Colégio Manoel Ribas e desfilou com a escola durante as comemorações do Centenário de Santa Maria, em 1958.

“Sinto saudade da minha juventude. Sou apaixonada por bandas, fico encantada com as balizas (integrante que vai à frente da banda, fazendo evoluções e acrobacias), me emociono com as músicas”, contou Carmen.

ABERTURA NO CDM DESTACOU A ESCOLHA DE SANTA MARIA PARA SEDIAR O EVENTO

Durante a abertura oficial do 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul, realizada na tarde de sábado (17), no Ginásio C do Centro Desportivo Municipal (CDM), o prefeito Jorge Pozzobom demonstrou alegria pelo Município sediar, pela primeira vez, o evento.

“É uma grande satisfação para nós a oportunidade de trazermos esse festival, tão importante e que existe há quase 30 anos, para nossa cidade. Santa Maria recebe as delegações com carinho e a Prefeitura já está pensando em repetir essa experiência”, disse o prefeito.

O presidente da Febargs, Celio da Fontoura, agradeceu ao empenho da Prefeitura de Santa Maria e ao suporte oferecido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Cultura, Esporte e Lazer, em não medir esforços para que o evento fosse realizado na Cidade Coração do Rio Grande.

“Com certeza será um final de semana inesquecível para cada uma das 25 delegações, vindas de 18 cidades gaúchas. A Prefeitura assumiu o desafio de sediar o campeonato e aqui estamos, depois de quase 30 décadas”, concluiu Celio da Fontoura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk destacou a importância de um evento de grande porte, como é o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, para a economia do Município.

“Recebemos 25 delegações, cada uma com cerca de 80 participantes, entre integrantes das bandas e familiares que acompanham. Essa visita movimentou a economia local em hotéis e restaurantes, isso para nós, é extremamente positivo, pois Santa Maria tem excelência em bem acolher”, enfatizou Ewerton Falk.

Participaram da abertura oficial do evento o vice-prefeito Sérgio Cechin; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella; a secretária adjunta da pasta, Marcia Teston; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk e o presidente da Associação dos Amigos da Banda Marcial Manoel Ribas, Reinaldo Azevedo.  A vereadora Luci Duarte, Tia da Moto, representou o Poder Legislativo.

Resultados da 2º etapa (apresentações de domingo)

Categoria: Fanfarra Rítmica – Sênior

1º lugar: Banda Padre Francisco Garcia (São Borja)

2º lugar: Fanfarra Cesb (São Borja)

Categoria: Fanfarra Simples – Sênior

1º lugar: Fanfarra Comunitária Juniors (Uruguaiana)

2º lugar: Fanfarra Simp. Dr. Romário Araujo de Oliveira – Ciep (Alegrete)

3º lugar: Banda Otero Paiva (Guaiba)

Categoria: Banda Marcial Tradicional – Sênior

1º lugar: Banda Marcial Marechal Mascarenhas de Moraes (Rio Grande)

2º lugar: Banda Marcial Bento Dias (Camaquã)

Categoria: Banda Musical – Sênior

1º lugar: Banda Marcial Juliana (Porto Alegre)

2º lugar: Banda Marcial Manoel Ribas (Santa Maria)

Categoria: Banda Marcial – Sênior

1º lugar: Banda Marcial Polivalente (Alegrete)

2º lugar: Banda Marcial Monsenhor Gaustch (São Lourenço do Sul)

3º lugar: Banda Marcial dos Dragões (Rio Pardo)

Categoria: Banda de Concerto – Sênior

1º lugar:  Banda Musical Imba (Bagé)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo