CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. ‘Cantador’, de Adair de Freitas, a grande campeã da Tertúlia. Festival encerrou de madrugada

A festa do grande campeão da 26ª Tertúlia Musical Nativista: “Cantador”, de Adair de Freitas (letra e melodia), de Santana do Livramento

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Emoção, tradicionalismo e, claro, muita música marcaram a 26ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria e 5ª Tertulinha. No início da madrugada desta segunda-feira (12), os vencedores foram conhecidos neste que é um dos eventos culturais mais importantes do Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas foram até a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e, juntos, vibraram ao conhecer a canção campeã desta edição: “Cantador”, de Adair de Freitas. (Confira os vencedores abaixo)

Por volta das 19h30min de domingo (11), as 12 canções classificadas para a etapa final retornaram ao palco da Estância do Minuano para a disputa. Após as belíssimas apresentações, foi a vez de Mano Lima embalar a noite dos presentes. O anúncio das campeãs iniciou por volta das 00h30min.

Adair de Freitas, além de ter a canção vencedora, também arrematou os prêmios de “Melhor Letra” e a “Mais popular” do festival. Aos 72 anos, não faltou emoção para falar sobre a importância das premiações e da Tertúlia para a música nativista.

“Entre tantas canções lindas, conseguimos sair vencedores. Só tenho a agradecer por estar aqui no palco deste que é um dos mais importantes eventos da nossa cultura. Muito obrigado”, disse Adair de Freitas.

O vice-prefeito Sergio Cechin e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, entregaram as premiações ao primeiro e ao segundo lugar, respectivamente, e ressaltaram o empenho e o esforço da Prefeitura em realizar a Tertúlia. Ambos destacaram a dedicação dos servidores da Secretaria de Cultura, que não mediram esforços para fazer um evento à altura do que a Tertúlia merece e representa para a cidade.

“Nós resgatamos a Tertúlia e trouxemos ela, desde o ano passado, para a casa dela, que é a Estância do Minuano. A Tertúlia representa a nossa cultura. Eu e o prefeito Jorge Pozzobom só temos a agradecer. É com muito orgulho que hoje estamos aqui para apreciar o melhor das canções. Vida longa à Tertúlia”, destacou o vice-prefeito.

“Brilhantismo define esses quatro dias de Tertúlia. Obrigado aos artistas, cantores, compositores, músicos e todos os demais que confiaram neste grande evento”, complementou a secretária Marta.

5ª TERTULINHA

O início da madrugada de segunda-feira também foi o momento de conhecer os vencedores da 5ª Tertulinha, nas categorias Juvenil e Mirim. Matheus Pimentel Nunes e Júlia do Amaral foram os grandes vencedores no Juvenil e Mirim, respectivamente.

A 26ª Tertúlia Musical Nativista e a 5ª Tertulinha foram organizadas pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

VENCEDORES DA 26ª TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA

1º LUGAR: Cantador (Milonga) – Santana do Livramento

Letra: Adair de Freitas

Melodia: Adair de Freitas

2º LUGAR: Identidade (Candombe)

Letra: Marco Antonio Gomes Soares

Melodia: Carlos Cícero Goulart da Fontoura

3º LUGAR: Lentas e Lerdas Lembranças (Milonga) São Borja e Pelotas

Letra: Rodrigo Bauer

Melodia: Robledo Martins

MELHOR TEMA SANTA MARIA

De um tempo saudade

MELHOR TEMA CAMPEIRO

A luz do meu canto

MÚSICA MAIS POPULAR

Cantador – de Adair de Freitas

MELHOR LETRA

Cantador – de Adair de Freitas

MELHOR MELODIA

Faças de contas  (Mario Tressoldi)

MELHOR INTÉRPRETE

Loma Pereira (Identidade)

MELHOR INSTRUMENTISTA

Marcelinho Carvalho (Identidade)

MELHOR ARRANJO

Um dia eu vou voltar para o meu lugar

5ª TERTULINHA

1º LUGAR MIRIM

Júlia do Amaral

2º LUGAR MIRIM

Marina Duarte

1º LUGAR JUVENIL

Matheus Pimentel Nunes

2º LUGAR JUVENIL

Luiza Barbosa Dias

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER FOTOS DE TODOS OS VENCEDORES, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E a prestacão de contas solicitada por mim…..até agora ninguem quer assumir aqui…então me resta ir ao ministerio publico ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo