CulturaEducaçãoPrefeitura

EDUCAÇÃO. Centenas de pequenos alunos da cidade contemplados com o espetáculo ‘Memória de Elefante’

Santa Maria, primeira cidade a receber o espetáculo. Aqui, nas zonas urbana e rural, em quatro apresentações, mil crianças beneficiadas

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A animação e a euforia tomaram conta do Salão Comunitário Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Passo Das Tropas, nesta terça-feira (19). As crianças do Ensino Fundamental das escolas municipais João da Maia Braga, Pedro Kunz e Irineo Antolini estavam ansiosas para o início do espetáculo Memória de Elefante, que teve sua estreia em Santa Maria durante a manhã.

O espetáculo é uma promoção do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Santa Maria e outras instituições. Além das três escolas, o Caic Luizinho de Grandi, o Núcleo de Educação Infantil da instituição e Escola Estadual Reinaldo Coser também assistirão à apresentação (veja o cronograma de apresentações abaixo).

O espetáculo consiste em uma peça de teatro que, de forma lúdica e animada, estimula o aprendizado das crianças por meio da leitura. Durante a apresentação são abordados diferentes temas importantes do cotidiano, como a família, a escola, o meio ambiente, a inclusão social, o bullying, a alimentação saudável, entre outros.

A peça é voltada para o público infanto-juvenil, com idade entre quatro e 11 anos. Santa Maria é uma das cidades que receberá a peça, tendo sido escolhida pela Handia Produções e pelo Atacadão, produtora e patrocinador do espetáculo, respectivamente. As escolas que assistem à peça foram escolhidas pela Secretaria de Educação do Município, que optou por oportunizar que tanto os alunos da Zona Urbana, quanto os da Zona Rural pudessem assistir à apresentação.

“É uma honra para Santa Maria ser contemplada com esse projeto, que é de uma grande dimensão. Nossas escolas municipais trabalham muito para incentivar o hábito da leitura, e esse espetáculo vem para corroborar com as ações que aqui já são desenvolvidas”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Claudia Bassoaldo, durante a abertura oficial da apresentação.

“É imensurável os ganhos de quem pode assistir a esse espetáculo. Muitas crianças não têm acesso ao teatro e a à cultura. Trazer o ‘Memória de Elefante’ para esse espaço da escola possibilita que esses alunos possam vivenciar isso”, ressaltou a diretora executiva da Handia Produções, Carla Boesing.

ACESSO À PLATAFORMA VIRTUAL

Ao todo, serão cinco sessões do espetáculo em Santa Maria. Ao final da apresentação, será disponibilizado para cada participante, por um ano, o acesso gratuito ao acervo infantil da biblioteca on-line Elefante Letrado. Trata-se de uma plataforma virtual que conta com mais de 500 livros digitais em português e inglês, de diferentes autores, gêneros e temáticas. Conforme a produção do espetáculo, a ferramenta poderá ser usada pelos professores para estimular e acompanhar o desempenho dos alunos em atividades pedagógicas e de leitura.

EXIBIÇÃO DO ESPETÁCULO EM SANTA MARIA

Terça-feira (20 de novembro)

Onde: EMEF João da Maia Braga

Horário: Manhã e tarde

Escolas contempladas: João da Maia Braga, Irineo Antolini e Pedro Kunz

Quarta-feira (21 de novembro)

Onde: Caic Luizinho de Grandi

Horário:  Manhã (a partir das 9h30min) e tarde (a partir das 13h30min)

Escolas contempladas: Caic Luizinho de Grandi, Núcleo de Educação Infantil do Caic Luizinho de Grandi e Escola Estadual Reinaldo Coser

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo