EducaçãoUFSM

EVENTO. UFSM recebe estudantes para o Enem e promove o “Viva o Campus especial Jardim Botânico”

Projeto ‘Olha o Passarinho’, no Viva o Campus Jardim Botânico edição Blues & Jazz, realizado em julho (foto Wellington Gonçalves)

Do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências Naturais e Exatas

Neste domingo (11) serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e enquanto os estudantes se dedicam para responder as questões nos prédios da Universidade, os familiares que os aguardam terão atrações especiais no Jardim Botânico de Santa Maria, localizado na UFSM.

“Não bastasse o público consagrado que já visita o campus todos os domingos, a circulação de mais de doze mil pessoas no último dia 04, por conta da primeira prova do Enem, já indica que este Viva o Campus será um grande sucesso” comemora Danusa Frazzon, relações públicas na Coordenadoria de Cultura e Evento da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

O Jardim Botânico de Santa Maria, fundado em 1981 e atualmente sob a direção do Técnico e Biólogo Flávio Menezes, tem cerca de 400 espécies de plantas, incluindo as medicinais, o bromeliário, o orquidário e o cactário, além das plantas carnívoras que aguça a curiosidade de todos que participam das trilhas guiadas pelos monitores Jardim a dentro.

“O Jardim Botânico existe há quase 40 anos, porém ainda é pouco visitado pela sociedade. Este evento é uma oportunidade de apresentar e aproximar o santa-mariense a este espaço que, além de ensino acadêmico e de pesquisa cientifica, é aberto ao público em geral e promove a extensão da Universidade com a comunidade” justifica o evento a Profa. Sonia Cechin, diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, unidade a qual o Jardim Botânico é vinculado.

Consagrada no Viva o Campus tradicional, a PoliFeira estará presente neste evento com todas as suas barracas e, além de comercializar alimentos frescos e sem agrotóxicos cultivados pelas agricultoras e agricultores familiares da região, oferecerá erva-mate e água quente sem custo e também promoverá para a gurizada a trilha guiada “Em busca do alimento saudável”, uma espécie de “caça ao tesouro” Jardim a dentro a procura de cestas com alimentos produzidos pelos agricultores.

Para deixar o ambiente ainda mais agradável, entre as diversas atividades e oficinas, a atração musical ficará por conta do duo Aroma. Formado pelos acadêmicos Artur Poffo (UFSM) e Pedro Pacheco (UNIJUI), com participação de Italo Paula (UFSM) nos teclados, o duo inspira-se nos afetos do dia-a-dia para apresentarem a sua musicalidade em formato simples, sempre com violões, bebendo da fonte da música popular brasileira.

Destaca-se que o duo fará um momento especial no evento para a gravação do vídeo clipe que apresentará a Polifeira em missões de trabalho no Paraguai, Haiti, Equador e Peru, por meio do Projeto Lazos, uma parceria entre UFSM e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO).

SERVIÇO:

Evento: Viva o Campus especial Jardim Botânico

Local: Jardim Botânico de Santa Maria, campus sede UFSM

Data: 11 de novembro – domingo

Horário: das 14h até às 19h

Entrada: gratuita e aberta ao público

*Obs. Haverá transporte circular com saídas do Planetário ao Jardim Botânico

Atividades programadas:

Trilha guiada pelo Jardim Botânico

Monitores realizam trilhas que vão desde a floresta das taquaras até o canteiro das plantas medicinais, passando pelo lago da piscicultura, pelo bambuzal, pelo cactário, pelas carnívoras entre outros locais do Jardim.

Trilha guiada em busca do alimento saudável

Após um bate-papo com agricultores da Polifeira, as crianças e acompanhantes percorrem o Jardim a procura de alimentos saudáveis em uma espécie de caça ao tesouro.

Oficina “horta na PET”

Promovida pela Polifiera, atividade ensina como realizar o plantio de espécies agrícolas em garrafas PET

A aurora dos dinossauros

Atividade promovida pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM onde os presentes são convidados a se aventurarem no mundo dos dinossauros e a conhecerem aqueles que habitavam a região Central do Rio Grande do Sul.

Oficina de experiências químicas

Atividade promovida pelo Projeto PIBID Química que busca aproximar as crianças aos conceitos básicos e das implicações sociais da química.

Oficina de animais peçonhentos

Promovida pelo laboratório de herpetologia UFSM, a atividade expõe cobras, sapos e escorpiões e ensina a diferenciar os venenosos e não venenosos.

Oficina de jogos de lógica

Promovida pelo Programa de Educação Tutorial em Matemática UFSM, a atividade apresenta peças simples de madeira pintada que desafiam as crianças e adultos a solucionarem problemas usando a lógica.

Projeto Quatro Patas

Espaço dedicado a sensibilização do não abandono no campus da UFSM e feira de adoção de animais com bate-papo sobre conscientização e cuidados básicos.

Planetário UFSM
Além de ponto de partida do businho até o Jardim, o Planetário exibirá o filme Maravilhas do Universo às 15h.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo