Câmara de VereadoresPolítica

CÂMARA. Nova Presidente, Cida, promete a harmonia entre os poderes. Oposição lamenta a ‘falta de palavra’

Cida Brizola (de preto), do PP, representante governista, foi eleita presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria para 2019

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Taísa Medeiros/AICV), da Equipe do Site

O governo Pozzobom voltará a ter controle do Legislativo santa-mariense em 2019. No pleito realizado na tarde dessa quinta-feira (27), a vereadora Cida Brizola (PP) foi eleita com onze votos favoráveis contra dez votos de seu concorrente, Adelar Vargas – Bolinha (MDB). Alemão do Gás (PSB), que até então pertencia ao grupo de oposição, virou a casaca e decidiu o pleito a favor dos governistas.

A tarde foi marcada por um clima tenso. Antes de iniciar da sessão, vários vereadores do Grupo dos 11 tentaram conversar com Alemão em seu gabinete, porém o parlamentar driblou a pressão e só deu as caras com a sessão em andamento. Após o atual presidente Alexandre Vargas (PRB) fazer um longo discurso relatando os feitos de sua gestão, a sessão foi paralisada para os vereadores discutirem a possibilidade de ser realizada uma sessão extraordinária, nesta sexta (28), para votar o projeto dos puxadinhos.

O líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), até tentou reunir o G11, mas Alemão foi rapidamente cercado por Cida e por Juliano Soares – Juba (PSDB). A vereadora Deili Silva (PTB) até tentou retirar o socialista do local, mas em vão.

Enquanto outros parlamentares do governo cerceavam Alemão, Deili ironizou a situação e passou a bater palmas. O vereador João Kaus (MDB) começou a discutir com a petebista e largou uma pérola registrada no vídeo abaixo (20s): “relaxa e goza”. Destaque também para Alemão, que no meio do barraco se levanta e diz que tem o direito de votar em quem quiser (26s).

 

No retorno dos trabalhos, algumas bancadas decidiram pela não realização da sessão extraordinária, uma vez que há dúvidas quanto a forma de pagamento das multas. De imediato, ocorreu a eleição da Mesa Diretora, com Alemão conferindo o voto que deu fim ao G11. Nas galerias, o socialista recebeu aplausos e vaias.

Terminado o pleito, um gesto simbólico chamou a atenção. Manoel Badke – Maneco (DEM) saiu de sua mesa, foi até o outro lado do Plenário e conduziu Alemão até o grupo governista para comemorar a vitória com seus novos aliados.

O socialista argumentou que seu voto foi a favor dos santa-marienses.

“Meu voto foi pela comunidade de Santa Maria. Confio nos 21 vereadores, cada um foi eleito pelo povo e somos representantes do povo e não de partidos”, disse Alemão.

Harmonia entre os poderes

Gratidão. Este foi o sentimento que Cida Brizola usou para descrever a vitória dessa quinta.

“Estou feliz por ter sido indicada por meus colegas e pela confiança depositada em mim. O objetivo é trabalhar junto com os 21 vereadores, com harmonia entre os Poderes e pensando no futuro de Santa Maria”, informou Cida.

Para o líder do governo na Casa, João Chaves (PSDB), o Parlamento seguirá realizando um trabalho coletivo, com muitos debates.

“A construção é importante sempre. Não é porque agora o governo terá maioria na Casa que vamos deixar de discutir projetos e trabalhar por Santa Maria. O Alemão voltou para o lugar que antes era dele, por acreditar no governo e ver que estamos no caminho certo”, disse o tucano.

Respeito e decepção

O líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), disse respeitar o resultado da eleição da Mesa, uma vez que o processo faz parte da democracia. Porém, ele não escondeu o seu descontentamento em relação ao voto de Alemão.

“O que nos decepciona é a traição em relação ao Bolinha. O Alemão traiu a confiança de um colega. Ele foi à casa do Bolinha, conversou com a família do vereador e deu a sua palavra que votaria nele. Esta, para mim, é a principal decepção”, alegou o petista.

No mesmo caminho seguiu o atual presidente Alexandre Vargas, o qual afirmou que não esperava o voto de Alemão junto ao governo.

“O Alemão foi na casa do Bolinha e também na minha casa e deu sua palavra. Não sei o que aconteceu para ele voltar para a base do governo. Agora, o prefeito vai mandar novamente na Câmara. É um retrocesso”, pontuou o vereador do PRB.

Nova Mesa Diretora

Na composição das chapas que concorreram ao pleito, o que chamou atenção foi a presença de Alemão na lista do governo. Pelos critérios de proporcionalidade, os componentes da chapa derrotada também compõem a Mesa (porém, com um assento a menos).

Abaixo, confira as chapas que concorreram ao pleito e também a nova formação da Mesa Diretora:

Chapa 1 – Juntos por Santa Maria

Presidente: Cida Brizola (PP)

1º Vice-presidente: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

2º Vice-presidente: Francisco Harrisson (PSDB)

1º Secretário: Juliano Soares – Juba (PSDB)

2º Secretário: Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB)

1º Suplente: Admar Pozzobom (PSDB)

2º Suplente: Vanderlei Araújo (PP)

Chapa 2 – Força Legislativa

Presidente: Adelar Vargas – Bolinha (MDB)

1º Vice-presidente: Ovídio Mayer (PTB)

2º Vice-presidente: Deili Silva (PTB)

1º Secretário: Alexandre Vargas (PRB)

2º Secretário: Jorge Trindade (REDE)

1º Suplente: Marion Mortari (PSD)

2º Suplente: Daniel Diniz (PT)

Mesa Diretora 2019

Presidente: Cida Brizola (PP)

1º Vice-Presidente: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

2º Vice-Presidente: Deili Silva (PTB)

1º Secretário: Alexandre Vargas (PRB)

2º Secretário: Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PRB)

1º Suplente: Admar Pozzobom (PSDB)

2º Suplente: Daniel Diniz (PT)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo