Da redação do Correio do Povo, com foto de Reprodução
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta sexta-feira cinco novos nomes para seu futuro governo em pronunciamento na Procergs, em Porto Alegre. Foram revelados nesta sexta-feira os nomes de Faisal Karam (PSDB) para Educação, José Stédile (PSB) para Obras e Habitação, Regina Becker Fortunati (PTB) para Trabalho e Assistência Social, Dirceu Franciscon (PTB) para Desenvolvimento Econômico e Rodrigo Lorenzoni (DEM) para Turismo e Articulação e Apoio aos Municípios.
Além dos cinco novos secretários, Eduardo Leite informou que a pasta de Administração Penitenciária ficará a cargo do vice-governador e futuro secretário de Segurança, o delegado Ranolfo Vieira Jr.
Os outros secretários confirmados para o governo de Eduardo Leite:
Arita Bergmann (MDB) – SAÚDE
Foi secretária estadual de saúde na gestão Yeda Crusius. Estava como secretária de saúde na prefeitura de São Lourenço do Sul e ocupou a pasta também na gestão de Eduardo Leite em Pelotas.
Covatti Filho (PP) – AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL
Elegeu-se deputado federal pela segunda vez em 2018. Na Câmara dos Deputados, atua junto à bancada ruralista.
Otomar Vivian (PP) – CASA CIVIL
Presidiu o Instituto de Previdência Social do Estado na gestão de José Ivo Sartori; titular da Casa Civil de Yeda Crusius; prefeito de Caçapava do Sul; e deputado estadual.
Tânia Moreira – COMUNICAÇÃO
A jornalista coordenou a comunicação da campanha de Eduardo Leite. Foi secretária municipal de Comunicação do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Beatriz Araújo – CULTURA
Produtora cultural, foi secretária municipal da pasta em Pelotas duas vezes. Coordenou projetos culturais privados e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Pelotas.
João Derly (Rede) – ESPORTES E LAZER
Ex-judoca campeão olímpico, elegeu-se vereador de Porto Alegre em 2012. Em 2014, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Não se reelegeu.
Marco Aurélio Santos Cardoso – FAZENDA
Funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento, foi secretário municipal da Fazenda do Rio de Janeiro (2009-2012).
Cláudio Gastal (PPS) – GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA
O empresário foi presidente do Movimento Brasil Competitivo e faz parte da equipe de transição do governo eleito.
Luís da Cunha Lamb – INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Professor de Informática na UFRGS, atualmente ocupa o cargo de pró-reitor da pesquisa na universidade.
Catarina Paladini (PR) – JUSTIÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Bacharel em Direito, foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social na gestão Sartori. Foi deputado estadual em dois mandatos pelo PSB, hoje é suplente.
Artur Lemos (PSDB) – MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA
O advogado foi secretário de Minas e Energia no governo Sartori. Presidiu a Fundação Zoobotânica na gestão Yeda.
Leany Lemos (PSB) – PLANEJAMENTO
Servidora do Senado, ocupou o cargo no DF na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). É suplente da senadora eleita Leila do Vôlei, pelo DF.
Eduardo Cunha da Costa – PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO
Procurador de carreira da Procuradoria-Geral do Estado, exerce a função de procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos desde 2016.
Ana Amélia Lemos (PP) – RELAÇÕES FEDERATIVAS E INTERNACIONAIS
Senadora desde 2010, concorreu à governadora em 2014 e vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição deste ano.
Delegado Ranolfo Vieira (PTB) – SEGURANÇA
Chefe da Policia Civil durante a gestão de Tarso Genro (PT). Acumulará a pasta da Segurança e vice-governadoria.
Juvir Costella (MDB) – TRANSPORTES
Servidor estadual aposentado, elegeu-se pela segunda vez deputado estadual. Foi secretário do Turismo, Esporte e Lazer em 2015.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Não faltaram cabides para alguns que não conseguiram se eleger. Governador eleito, como Dória em SP, tenta dar cara de novo a uma antiga prática: ‘é dando que se recebe’.