EstadoPolítica

ESTADO. No rádio oficial do governo, Sartori afirma que consolidou ‘parcerias como ferramenta de gestão’

Governador falou sobre desenvolvimento sustentável e econômico para melhorar vida das pessoas em programa de rádio do governo

Por VANESSA FELIPE (texto) e KARINE VIANA (foto), da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini

As ações para qualificar o trabalho no campo, aumentar a rede de esgoto tratado, atrair investimentos e estimular a geração de empregos no Rio Grande do Sul foram alguns dos temas abordados pelo governador José Ivo Sartori no programa Governo e Comunidade deste sábado (8). Desde 2015, iniciativas de diferentes secretarias têm o mesmo foco: promover o desenvolvimento sustentável e econômico para melhorar a vida das pessoas.

Parcerias

Sartori destacou a importância de fazer parcerias para melhorar os serviços públicos: “Nosso governo consolidou as parcerias como ferramenta de gestão porque o Estado não consegue fazer nada sozinho. Deste legado, temos, por exemplo, a parceria público-privada da Corsan na Região Metropolitana. É um projeto que, em 11 ou 12 anos, vai ampliar o saneamento básico de nove cidades. Isso representa um salto de inacreditáveis 14% para 83% de esgoto tratado. Além de despoluir os Rios do Sinos e Gravataí. É a sustentabilidade aliada à saúde”.

Desenvolvimento econômico

O governador explicou que uma das medidas para combater o desemprego é atrair novos investimentos e facilitar a vida de quem quer empreender no Rio Grande do Sul. “Entre outras ações, nós reduzimos a burocracia. O tempo de espera para obter uma licença ambiental caiu de 900 para 80, 60 e até 40 dias, sem perder, é claro, o rigor nos critérios técnicos estabelecidos pelos órgãos ambientais. Além disso, viabilizamos o crédito, através do Banrisul, do Badesul ou do BRDE para micro, pequenas, médias e grandes empresas. Também disponibilizamos crédito para os agricultores familiares e para as prefeituras, que assim podem fazer melhorias nas suas cidades”.

Campo e agricultura familiar

Segundo Sartori, investir no campo é investir na economia de todo o estado, que depende muito dos resultados do setor rural. “Investimos, por exemplo, em programas para garantir a sucessão nas propriedades, levando novas tecnologias para as lavouras e capacitando os pequenos agricultores. A permanência no campo é muito importante. Tudo isso colaborou para termos safras recordes e produtos de qualidade nas mesas dos gaúchos”.

O governador também falou do crescimento da Expointer. “Eu acredito que a última edição foi um símbolo para a agricultura familiar. O setor ganhou um pavilhão novo, além de ser um reconhecimento, ajuda a criar um ambiente mais favorável para a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades”, afirmou.

Conhecimento e tecnologia

Antes de encerrar, Sartori falou da posição de destaque que o Rio Grande vem conquistando com as pesquisas nas universidades gaúchas. “Enxergamos as transformações nas novas tecnologias. Por isso, demos incentivo para a criação de startups, apostando na transferência de conhecimento e na inovação das universidades através dos parques tecnológicos, dos pólos tecnológicos e das incubadoras. Também participamos do cluster de tecnologia para a saúde. Isso nasceu de uma primeira viagem que eu fiz para a Alemanha e hoje reúne, aqui no Rio Grande, empreendedores, empresas, organizações e universidades. Todos engajados em implantar projetos e fomentar um ambiente de tecnologia e inovação especializado em saúde humana”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo