CampoEconomiaMundoNegóciosPolítica

RELAÇÕES EXTERIORES. Futuro ministro criará um “departamento do agronegócio” para abrir mercados

Futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, diz que “algumas negociações comerciais em curso são ruins para a agricultura”

Do site especializado Congresso em Foco, por RAFAEL NEVES (com foto de Rafael Carvalho/Divulgação)

O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou na noite da última quinta-feira (20) que o novo Itamaraty terá um Departamento do Agronegócio, que trabalhará em parceria com o Ministério da Agricultura para abrir mercados aos produtos brasileiros. “Nos governos petistas, o Itamaraty foi a casa do MST. Agora estará à disposição do produtor”, escreveu ontem (quinta, 20) o futuro chanceler no Twitter.

Araújo fez uma alusão indireta a críticas como a de que o Brasil, ao anunciar que mudará a sede da embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, arriscará seu comércio com países árabes. Na última quarta (18), a Liga Árabe prometeu retaliações se a embaixada realmente for mudada. O futuro chefe do Itamaraty defende que o país tenha “voz e opinião própria” para se fazer respeitar no mercado internacional.

“O Brasil não deixará de exportar frango e soja, carne e açúcar, mas passará a exportar também esperança e liberdade. O fato de ser uma potência agrícola não nos proíbe de ter ideais e de lutar por eles”, escreveu o indicado para o ministério pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Araújo, as embaixadas no Brasil pelo mundo serão orientadas a “promoverem os produtos agrícolas brasileiros ativa e sistematicamente”, assim como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Barbudinhos do Itamaraty. Marco Aurélio Garcia. Esquerda. Nacionalismo megalomaníaco sem noção. Ministério das Relações Exteriores e o Instituto Rio Branco saíram dos trilhos faz tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo