Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

BASTIDORES. Fúria tucana, Centrão indiferente, PDT fora de órbita, Cida descontente e o sim de Harrisson

Jader Maretoli já começou a despachar, na quarta-feira (16), na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

A nomeação do ex-candidato a prefeito, Jader Maretoli (PRB), como secretário adjunto da pasta estadual de Esporte e Lazer repercutiu na política da aldeia e deixou muita gente descontente. Outros, nem tanto.

 

Fúria tucana

O grupo do PSDB/SM no WhatsApp pegou fogo na tarde dessa quarta-feira (16). Os tucanos estão indignados com o cargo que Jader assumiu no governo de Eduardo Leite (PSDB).

Embora a Secretaria Estadual de Esportes não seja uma das principais pastas do Piratini, os tucanos entendem que o cargo coloca Jader na vitrine, o que obviamente poderá cacifá-lo para 2020.

Vale lembrar que Jader foi candidato a prefeito, em 2016, e ficou na quarta colocação, com surpreendentes 19.487 votos. Ano passado, ele não obteve êxito na corrida à Assembleia Legislativa, mas a campanha teve um papel importante para torná-lo numa das jovens lideranças do PRB em nível estadual. Além disso, ele é um importante líder entre os evangélicos de Santa Maria.

Se em nível estadual PSDB e PRB são aliados, em nível local o papo é outro. Jader é um crítico do governo Jorge Pozzobom (PSDB) nas redes sociais.

 

Centrão indiferente

Quem deu de ombros para a nomeação de Jader foi o Centrão de Santa Maria, bloco que informalmente concentra PRB, PTB, PSD, MDB (grupo de Cezar Schirmer) e Rede Sustentabilidade.

Jader não é um nome querido dentro do Centrão, uma vez que não possui entrosamento com o grupo pluripartidário; possui histórico conturbado pelos partidos que passou; não tem livre circulação dentro das siglas e não é considerado um nome novo para formar uma nova coligação à Prefeitura.

“O cargo é bom para ele tentar reforçar o nome dele”, disse ao site um dos líderes do grupo.

 

PDT fora de órbita

Dentro da Câmara, o Centrão une forças com o PT para formar o Bloco de Oposição. Mas os planos com os petistas, por enquanto, são restritos apenas ao Legislativo.

Quem tenta orbitar junto ao Centrão é o PDT. Tanto o bloco quanto o partido do ex-candidato a prefeito Marcelo Bisogno possuem interesses em comum. Porém, o que afasta a legenda é o Fator Luci.

Hoje, a única vereadora do PDT no Parlamento, Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), é integrante da base do governo Pozzobom, fato que automaticamente escanteia Bisogno.

 

No PRB, hoje, clima tranquilo

Após o pleito de outubro, o clima não ficou confortável no PRB/SM. Durante a campanha, o site noticiou o descontentamento de integrantes do partido com a postura do presidente municipal da sigla, Alexandre Vargas (PRB), que volta e meia circulava pela cidade com outros candidatos da legenda à Assembleia Legislativa, concorrentes de Jader.

Tanto é verdade que, até hoje, é difícil encontrar nas redes sociais uma foto de Alexandre e Jader juntos pós-campanha.

Contudo, há quem garanta que o mal estar passou e que ambos estão alinhando projetos para 2020. O PRB orgulha-se de ser um dos partidos mais organizados de Santa Maria e não deverá ter dificuldades para fechar sua nominata de candidatos à vereança.

A foto abaixo, registrada no fim do ano passado, indica o clima do partido.

Imagem registrada no fim de dezembro indica que o clima é bom no PRB/SM. Foto Divulgação

 

Cida fora do PP?

Se nos templos do PRB o clima anda sereno, o mesmo não se pode dizer do PP. A presidente do Legislativo, Cida Brizola (PP), está aproveitando as férias para fazer uma profunda reflexão sobre sua permanência no Progressistas. Há algum tempo ela anda descontente com os rumos da agremiação.

Cida estaria analisando com atenção os passos que o PPS deve tomar. Em nível nacional, a sigla avalia uma fusão com a Rede e também já discutiu o tema com o DEM. Qualquer decisão terá desdobramentos na cidade e, inclusive, Cida já teria sido assediada neste sentido.

Este ano, o PP/SM tem eleição de seu Diretório e há um grupo que entende a candidatura de Cida como natural à presidência do partido. Hoje, o cargo é ocupado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Sandra Rebelato (PP).

Para encurtar o papo: tem uma nova geração de progressistas, liderados por Cida, pedindo passagem e se os velhos caciques continuarem segurando às rédeas, vai ter muito progressista descendo da carruagem.

A quem interessar possa, a nova janela partidária está prevista para abrir em março de 2020.

 

Dia do sim

O vereador Francisco Harrisson (MDB) vai anunciar, nesta quinta-feira (17), sua decisão sobre o convite de Pozzobom à Secretaria Municipal de Saúde. Fonte dos sites indicam que o emedebista deve dizer sim e assumir a pasta, hoje, comandado por Liliane Duarte.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Fabiano Pereira era secretário de obras, não era? Não resolveu o problema dele. O que o tal Jader entende de Esporte e Lazer? Ou faz o mesmo trabalho de Fabiano, vira garoto propaganda da pasta e o adjunto faz a parte do ‘penso’?

  2. Olha o tamanho do prestígio dos tucanos daqui junto ao Eduardo Leite…

    Mas no lugar do novo “gove”, eu também iria querer distância do clã Pozzobom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo