CIDADE. Prefeitura e órgãos de segurança já se organizam para nova edição da “Calourada Segura”

CIDADE. Prefeitura e órgãos de segurança já se organizam para nova edição da “Calourada Segura”

CIDADE. Prefeitura e órgãos de segurança já se organizam para nova edição da “Calourada Segura” - prefeitura-calourada-1

Reunião no Centro Administrativo tratou da recepção aos calouros das universidades de SM, a acontecer entre os dias 11 e 16 de março

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com mais um início de ano letivo nas universidades de Santa Maria, a tradicional festa dos calouros já tem previsão de data para acontecer. A recepção aos universitários possivelmente será realizada de 11 a 16 de março, na Praça Saturnino de Brito, no Centro. E com o objetivo de garantir a segurança dos jovens e o sossego público aos moradores do entorno, um reunião, ocorrida na manhã desta quarta-feira (27), definiu detalhes da Calourada Segura, operação promovida pela Prefeitura, com apoio dos órgãos de Segurança Pública, para recepcionar os estudantes.

O evento tem como característica o acolhimento dos jovens que se reúnem na Saturnino de Brito, sendo uma tradição em Santa Maria. Além disso, representa a determinação do Poder Executivo em garantir um ambiente seguro e acolhedor à festa.

Durante a reunião, realizada no Centro Administrativo Municipal, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, reforçou a importância da responsabilidade conjunta entre a Prefeitura e os órgãos de Segurança – Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil – que atuam, de forma conjunta, para que a comemoração dos estudantes transcorra dentro da normalidade.

“Pelo terceiro ano consecutivo estamos unindo esforços para promover a Calourada Segura e proporcionar aos estudantes um espaço agradável, com infraestrutura adequada e que cause o menor impacto possível aos moradores do entorno e à população que transita pela Saturnino de Brito. Nesta edição esperamos fazer um evento ainda melhor do que o do ano passado”, afirmou Guilherme Cortez.

Para que a infraestrutura necessária seja disponibilizada, a Casa Civil, que acompanha a atividade, reuniu diversas secretarias de Município. Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Superintendência da Guarda Municipal têm funções bem determinadas e já planejam as ações a serem realizadas a partir da próxima semana.

Na questão da Segurança Pública, alguns detalhes já estão sendo definidos, como a presença da Plataforma de Observação Elevada (POE), da Brigada Militar e da Delegacia Móvel da Polícia Civil (PC), além do reforço do plantão na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e da participação de agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. A Brigada Militar também está definindo suas ações, conforme explicou o subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente coronel Jacob Pinton.

“Nesta edição, além da presença do efetivo durante a festa, vamos acompanhar mais de perto a dispersão dos jovens, no momento da volta para casa. E, para auxiliar no monitoramento da Calourada, a Plataforma de Observação Elevada (POE) já solicitamos o equipamento à Secretaria de Segurança do Estado. Estamos aguardando resposta nos próximos dias”, ressaltou Pinton.

PREPARAÇÃO DA PRAÇA COMEÇA NA QUARTA-FEIRA

Na semana que vem, a Prefeitura começa a executar algumas ações no palco da Calourada, a Praça Saturnino de Brito. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vão realizar um mutirão de reparos na iluminação pública, em todo o entorno da praça e também nas ruas adjacentes, para garantir a segurança. Já os servidores da Secretaria de Meio Ambiente devem cuidar da elevação das copas das árvores, para possibilitar maior luminosidade à praça. Em caso de chuva, o cronograma de serviços poderá sofrer alterações.

Como nos anos anteriores, a Prefeitura confirma para a Calourada Segura o serviço de atendimento médico com ambulância no local, o bloqueio nas ruas do entorno, a partir das 19h, com monitoramento dos agentes de Trânsito da Prefeitura, a fiscalização dos bares da região para coibir a comercialização de bebidas alcóolicas a menores de idade e para que se faça cumprir o horário de fechamento destes locais, a oferta de banheiros químicos e lixeiras, além de garantir a limpeza e manutenção da Praça Saturnino de Brito após a realização do evento.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *