PrefeituraTrânsito

CIDADE. Prefeitura mostra projeto alternativo para reabrir a passagem de nível da Rua Sete de Setembro

Por MARIANA FONTANA (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Depois de ter cumprido fielmente a decisão judicial para o fechamento da Rua Sete de Setembro, a Prefeitura de Santa Maria recebeu, nesta quinta-feira (31), a informação de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) declarou encerrado o convênio, assinado em 2004 pelo prefeito da época, Valdeci Oliveira (PT), que determinava o fechamento da via. A extinção do convênio se dá em razão de o Município ter cumprido todas as cláusulas contratuais.

O Município recebeu as cópias de memorando, pareces financeiros e técnicos e nota que comprovam a aprovação da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária sobre a Prestação de contas final do convênio. Assim, a Prefeitura de Santa Maria não corre mais o risco de ter que pagar uma multa, no valor de mais de R$ 15 milhões, por não ter honrado o contrato (veja o documento em anexo).

Na tarde desta quinta-feira, após receber a confirmação do encerramento do convênio, o prefeito Jorge Pozzobom, junto ao vice-prefeito Sergio Cechin, se reuniu com moradores da Rua Sete de Setembro, momento em que comunicou a notícia. Na oportunidade, o chefe do Executivo também apresentou à comunidade, o projeto alternativo (confira acima uma imagem do layout) para a passagem de nível da via proposto pela Prefeitura e elaborado pelo engenheiro Marcelo Rosses.

Pozzobom explicou aos moradores que já protocolou o projeto na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde recebeu a informação de que o projeto – que atende às mais altas exigências e padrões de segurança – foi considerado viável. Agora, o Município aguarda a análise técnica da Agência, que irá avaliar se o projeto precisa ser executado na sua totalidade, com o rigor máximo que foi proposto pela Prefeitura, ou se pode sofrer alterações conforme estudos.

“Com alegria venho aqui dizer que o convênio foi extinto e não temos mais risco de ter que pagar uma multa por conta da irresponsabilidade de quem governava Santa Maria em 2004. Estou tratando diretamente deste assunto em Brasília, inclusive com o vice-presidente, general Mourão, que conhece a Rua Sete e a sua história. Não esperei o DNIT encerrar o convênio, já fui trabalhando paralelamente. Nosso projeto tem todo rigor e segurança, e agora ele está sob análise da ANTT. Acredito fielmente que muito antes do que imaginamos vamos reverter essa decisão e estaremos com a nossa Rua Sete aberta novamente”, explicou o prefeito Pozzobom.

PARA LER A ÍNTEGRA, E VER FOTOS DA REUNIÃO COM OS MORADORES, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA LER O MEMORANDO DO DNIT

CLIQUE AQUI PARA VER O LAYOUT DO PROJETO

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo