DestaquePolítica

LUNETA. Viva o Natal, bondades a servidores municipais e as sublinhagens do coronavírus

E mais: pasta de Fantinel muda de nome e a participação na Consulta Popular

120 funcionários da ativa poderão ter direito à gratificação criada. Foto Arieli Ziegler / Prefeitura

Por Paulo André Dutra

* Já conferiu a programação do feriadão no Viva o Natal? Informações AQUI.

* Duas leis foram sancionadas pelo prefeito Jorge Pozzobom nesta quinta-feira (7), em evento reunindo servidores e secretários municipais.

* O texto 6.831 concede equiparação de vencimentos de servidores dos cargos Fiscal Municipal I e II. E a lei 6.833 cria a gratificação de risco de vida para agentes de fiscalização e fiscais municipais.

* Segundo o presidente do Sindicato dos Municipários, Renato Costa, a Lei 6.831 abre um precedente para reivindicações de outras áreas.

* “Temos outras situações similares no município, como agentes em assistência, agente de obras, entre outros, que agora, com esse fato novo, também têm a possibilidade de ajustar essas diferenças”, explica Costa ao site.

* Na Câmara, foi aprovado projeto que cria adicional de responsabilidade técnica para biólogos, geógrafos, geólogos, químicos industriais, engenheiros químicos e arquivistas.

* Com isso, os profissionais dessas áreas passam a fazer parte de um rol que chega a 18 cargos. O adicional é de 100% do básico.

* Preventivamente à identificação de duas novas sublinhagens do coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou nota técnica esta semana, repassada pela Secretaria Estadual de Saúde às coordenadorias regionais e municípios.

* O documento recomenda a segunda dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

* Visa ampliar as coberturas vacinais da população mais propensa a desenvolver formas graves em caso de infecção pelo coronavírus.

* Para pessoas que ainda não tomaram a primeira dose com a bivalente, a orientação é a mesma: a vacina segue recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose.

* Beto Fantinel muda de secretaria sem mudar. O deputado estadual licenciado, até recentemente secretário de Assistência Social, passa a ser secretário de Desenvolvimento Social. A lei com a mudança no nome da pasta foi publicada no Diário Oficial nessa quarta-feira (6).

* Ele afirma que a nova designação surge como um alargamento de visão, de maneira a incorporar outros pilares do bem-estar social, sobretudo na garantia dos direitos sociais básicos.

* “Mais do que um nome, queremos firmar um conceito das políticas públicas que estamos desenvolvendo para uma transformação social do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário.

* A votação final na Consulta Popular aumentou 34% em relação à edição anterior, chegando a 185.282 votantes.

* Realizada entre 27 de novembro e 1º de dezembro, o principal meio de votação foi o portal (87%), seguido pelo WhatsApp (8%) e pelo aplicativo off-line (5%).  

* Os dados das votações e propostas escolhidas por região serão divulgados nos próximos dias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo