ESTRADAS. Comissão da Assembleia gaúcha aprova realização de audiências para debater situação da 287
Por TIAGO MACHADO (com foto de Guerreiro/AL), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Com 10 votos favoráveis e nenhum contrário, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou, nessa terça (26), os três requerimentos de autoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) que pedem a autorização do Parlamento para realização de audiências públicas sobre a situação e o projeto de duplicação da RSC-287. Com o resultado, já podem ser programados e organizados os debates que serão realizados em Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.
“Vamos, nos próximos dias, em conjunto com as lideranças de cada cidade e região, definir a melhor data para realizar um debate qualificado, que, certamente, contará com uma participação efetiva da comunidade e de autoridades. Essa discussão vai ajudar o governo do Estado a dar andamento a esse projeto vital para a infraestrutura do interior e vai reforçar o movimento já existente pela duplicação”, destacou Valdeci.
A deputada Kelly Moraes (PTB) afirmou que também já discutiu o tema com o governo do Estado e salientou que o governador Eduardo Leite conhece o assunto e está comprometido com a demanda. “O governador esteve em Santa Cruz, na última campanha eleitoral, e se comprometeu com esse projeto”, informou.
O deputado Giuseppe Riesgo (NOVO) destacou que a rodovia sofre com a depredação e com os buracos. “A periculosidade e o risco de acidentes são muitos altos na rodovia. Por isso, eu apoio a realização dessas audiências”, disse.
O deputado Vilmar Zanchin (MDB) classificou como “legítima” a iniciativa. “Acho que o debate é importante. Se foi combinado com o secretário (de Transportes), eu não vou me manifestar contrariamente”, explicou.
Já o deputado Airton Lima (PR) enfatizou a repercussão regional do projeto. “Isso também pode viabilizar o desenvolvimento de inúmeros municípios de diferentes regiões, assim como o escoamento da safra”, avaliou.
Também votaram a favor do requerimento de Valdeci os deputados Eduardo Loureiro (PDT), Eric Lins (DEM), Capitão Macedo (PSL), Dalciso Oliveira (PSB) e Fábio Branco (MDB).
FRENTE PARLAMENTAR – Além das audiências públicas, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) já obteve as assinaturas necessárias e protocolou requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da RSC-287. “Queremos que, em março, essa Frente seja instalada oficialmente”, declarou ele.
Valdeci Jones e os caçadores dos direitos políticos perdidos, o mesmo do asfalto para São Martinho?
Duplicação significa concessão e mais praças de pedágio, se houver interessados; Simples. Nenhum mistério e nem mágica.