Destaque

CÂMARA. Pedidos de providência são avaliados pela Diretoria Legislativa. Nos bastidores, há reclamações

Diretoria Legislativa passou a analisar conteúdo dos pedidos protocolados pelos gabinetes para evitar erros no envio de documentação

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

Protocolar Pedidos de Providência é uma das ações mais corriqueiras dos vereadores de Santa Maria. Apenas este ano, já foram feitos 1.337 ações do tipo. Contudo, há gabinetes que reclamam que seus pedidos estão sendo barrados na Diretoria Legislativa do Parlamento, que estaria apontando alterações.

O site conversou com o diretor Legislativo, Glauber Rios, o qual disse estar ciente de algumas reclamações. Porém, salientou que o objetivo é analisar os pedidos com antecedência para que não ocorram equívocos e gastos públicos desnecessários com o envio de documentação com erros para o Executivo.

“Em primeiro lugar, temos que protocolar via IGAMtec, o qual alguns gabinetes não usam e querem trazer o pedido com a logomarca do seu vereador. A Diretoria Legislativa não aceita isso porque existe um sistema oficial de Protocolo. Quando mandamos um documento da Casa não fazemos exaltação oficial do vereador”, explica Rios.

O diretor Legislativo ressalta que muitos Pedidos de Providência ou de Informação são genéricos e, por consequência, não irão trazer a resposta esperada pelos parlamentares.

“Por exemplo, veio um Pedido de Informação que dizia ‘diga-se sobre as paradas de ônibus da Vila Vitória’. Diga-se o quê? Se for enviado de forma genérica ao Executivo, não terá resposta nenhuma”, relata Rios.

Nos bastidores, entretanto, o crivo da Diretoria Legislativa não tem agradado cargos de confiança (CCs) de alguns gabinetes, profissionais responsáveis por protocolar os pedidos. Quem reclama entende que não caberia ao setor propor alterações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É o problema sério do analfabetismo funcional. O que diz o regimento interno? ‘ncaminhar, por intermédio da Presidência, pedidos escritos de informação ou providência’. Ou seja, o pedido é institucional, da Casa, para o eventual ocupante do executivo.
    Instituto está tão prostituído que poderia ser ‘reemplazado’ por uma caixa de reclamações na prefeitura. Ou um aplicativo de celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo