Câmara de VereadoresEducaçãoPolíticaSegurança

CÂMARA. Vereadora protocola projeto sugestão que propõe detectores de metais para escolas municipais

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

Projeto da vereadora Luci Duartes visa a evitar a entrada de armas de fogo e armas brancas nas escolas municipais de Santa Maria

A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) protocolou o Projeto de Sugestão 14/2019 que estabelece a obrigatoriedade de instalação de detector de metal nos acessos das escolas da Rede Pública Municipal. O objetivo é tentar evitar uma tragédia como que ocorreu na semana passada, em Suzano/SP, que vitimou oito pessoas (AQUI).

“Caso houvesse um detector de metais na entrada da escola em que ocorreu a tragédia, talvez mortes poderiam ter sido evitadas. Incidentes com armas de fogo e armas brancas são recorrentes em nossas escolas, pois não existe um meio de proibir o seu acesso”, alega a vereadora na Justificativa da proposta.

O projeto determina que o ingresso de qualquer pessoa nas escolas estará condicionado à passagem por um detector de metais e da inspeção visual dos pertences, caso seja identificada alguma irregularidade. Nesse caso, apenas um profissional habilitado e capacitado para a função poderá fazer a inspeção.

Atualmente, quando os educadores desconfiam que algum aluno ou familiar está portando algo suspeito, chama-se a Guarda Municipal, Patrulha Escolar ou Brigada Militar para fazer a revista.

“Nós, professores, não somos autorizados e nem preparados para esse tipo de ação. Isso é de competência dos órgãos competentes”, explica a vereadora.

A proposta foi protocolada pela pedetista na sexta-feira (15) e, após o conhecimento no Boletim do Legislativo, será remetido ao Executivo. Como trata-se de um Projeto de Sugestão, independe da deliberação em Plenário. Logo, caberá ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) acatar ou não a iniciativa.

Uniformes

“Esse projeto vem bem de encontro ao outro que já protocolei, que é o fornecimento de uniformes escolares para alunos da Rede Municipal com o intuito de identificar o estudante e também de torná-los todos iguais, sem nem um querer ser mais que o outro”, explica Luci.

A vereadora refere-se ao Projeto Sugestão 11/2019, protocolado mês passado, que determina a distribuição de forma gratuita dos uniformes aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo dois conjuntos por aluno a cada ano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tudo ‘sugestão’, caso contrário seria inconstitucional. Ou seja, inócuo, não deveria ser notícia porque incentiva este tipo de iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo