PrefeituraSaúde

CIDADE. Ações das autoridades apreendem em SM mais de sete toneladas de produtos de origem animal

Por MANUELA VASCONCELLOS (com fotos de Divulgação/Vigilância em Saúde/AIPM), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Além de prevenir doenças, resultado das iniciativas de fiscalização também contribuem para a sustentabilidade do Mantenedouro São Braz

Visando iniciativas importantes para a preservação da saúde pública de Santa Maria, a Prefeitura apreendeu cerca de 7 toneladas de produtos de origem irregular entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019. Os dados são do relatório de atividades integradas entre Vigilância em Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os produtos são destinados ao Mantenedouro São Braz a fim de garantir a sustentabilidade do abrigo de animais.

“O trabalho desta equipe é de grande importância para a preservação da saúde do consumidor. São eles que vão zelar desde como o animal é criado, os cuidados sanitários de armazenamento e a procedência, entre outros. Não tem como se comprovar a origem do material apreendido, não temos como saber se está apto para consumo humano e, por isso, reafirmamos o trabalho social e de preservação à saúde do Município”, esclarece o secretário da Saúde, Francisco Harrisson.

As ações tiveram início com o objetivo de fiscalizar produtos de origem animal clandestinos e abigeato, conforme recomendação do Ministério Público. Após o surto de toxoplasmose, as fiscalizações foram ampliadas como forma de prevenção ao surgimento de novos agravos.

“Ampliamos nossas equipes, fortalecemos parcerias e conseguimos resultados significativos. Estas ações previnem uma série de doenças que podem acontecer por causa da não regulamentação, como doenças de transmissão alimentar, tuberculose e cisticercose”, explica Alexandre Streb, superintendente de Vigilância em Saúde.

As atividades são inspeções de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, como fruteiras, açougues, feiras e mercados, barreiras sanitárias, ações de orientação, atendimento de denúncias, entre outros. Além de ser verificado o comércio dos produtos de origem animal, nas inspeções são feitas buscas referentes à situação do estabelecimento junto aos setores de alvarás do município. Em 2018, foram realizados 158 autos de infração em estabelecimentos sem alvará.

Conforme Streb, além da proteção à saúde humana, as fiscalizações visam ao bom trato com os animais. Por isso, após inspeção da Vigilância em Saúde, os produtos apreendidos são destinados ao Mantenedouro São Braz, garantindo o fortalecimento da parceria entre a prefeitura e um dos maiores criadouros conservacionistas do Rio Grande do Sul. O São Braz é um dos espaços que abrigam animais vítimas de maus-tratos e de tráfico.

Algumas ações tiveram auxílio de outros órgãos fiscalizadores, como Secretaria Estadual da Agricultura, Polícia Civil, Patrulha Rural da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Confira dados das fiscalizações entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2019:

– Inspeções realizadas pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos e Produtos Agropecuários: 1.575

– Autos de infração: 242

– Produtos apreendidos por irregularidade: 7.816 kg

– Educação/orientação sanitária a feirantes: 27

– Autos de infração em estabelecimentos sem alvará: 158

– Estabelecimentos interditados cautelarmente: 9

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dizem por aí que o abigeato anda financiando o tráfico de drogas. Ao contrário do que muita gente pensa, no interior não falta quem goste dum cigarrinho ‘incrementado’ e outras cositas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo