CONSUMIDOR. Procon cumpre a lei e divulga relação com as empresas reclamadas em SM. Confira a LISTA
Por ANA BITTENCOURT (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O Procon de Santa Maria registrou 2.256 reclamações de consumidores durante 2018. De acordo com o ranking divulgado pelo órgão, as cinco empresas com maior número de queixas são prestadoras de telefonia, internet e TV a cabo. A lista ainda apresenta lojas de varejo, supermercados e agências bancárias nas primeiras posições.
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Além do ranking de reclamações registradas no Procon Municipal em sistema próprio, o órgão também divulgou a listagem das empresas mais reclamadas na plataforma on-line mantida pelo Governo Federal, também utilizada pelo Procon em seus atendimentos presenciais. O site é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias e Ministérios Públicos….”
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Existem dois problemas com a lista à la Celso Russomanno. Primeiro é que não acompanha o número de clientes que as listadas atenderam no ano. Um empreendimento grande sem nenhuma reclamação é praticamente impossível.
Segundo aspecto é considerar que o cliente sempre tem razão só porque reclamou. Não é verdade, existem muitos clientes cabeça-de-bagre por aí.