PrefeituraRegiãoSaúde

SAÚDE. Em reunião, Santa Maria e cidades vizinhas avaliam a demanda de atendimentos do Regional

Cada município, definiu-se no encontro, vai verificar sua própria demanda de pacientes para o Regional, para otimizar atendimentos

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Representantes da área da Saúde de Santa Maria e de municípios da Região Centro do Estado participaram de reunião, na manhã desta quinta-feira (21), no Hospital Regional, em Santa Maria. Os objetivos foram avaliar os atendimentos do Ambulatório de Atenção Especializada de Diabetes e Hipertensão de Alto e Muito Alto Risco e aumentar o número de atendimento.

A intenção do Estado é que até o fim deste ano sejam atendidos mil novos pacientes, fazendo com que o Ambulatório atue com capacidade máxima. Metade desse número corresponde somente a pacientes de Santa Maria.

“Estamos frente a mais um desafio para que a Secretaria da Saúde identifique e encaminhe esses pacientes ao Hospital Regional. Esse trabalho vai diminuir consequências graves dessas enfermidades, como amputações, enfartes precoces, entre outros”, explica o secretário da Sáude, Francisco Harrisson.

Durante a reunião, foi debatida a necessidade de avaliação da realidade de cada município em termos de demanda de pacientes. Para isso, torna-se importante, conforme os secretários, aproximar as equipes de saúde das que atuam no Hospital e fazer com que a instituição tenha conhecimento das especialidades disponíveis em cada município. A ideia é otimizar esses atendimentos.

A reunião, que ocorrerá a cada 45 dias, também contou com o diretor do Departamento de Ações de Saúde do Estado, Elson Romeu Farias, o diretor administrativo do Regional, Elvis Prestes, e representantes do Instituto Federal de Cardiologia, instituição que administra o Hospital, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e do Congresso Nacional de Saúde (CONAS).

“Precisamos ordenar e qualificar a Atenção Primária e Básica para enfrentarmos os problemas de forma conjunta. Para isso, vamos usar a medicina baseada em evidências para evitar exames desnecessários e, assim, conseguir vencer as demandas”, afirma Elson Romeu Farias, representante do governo estadual.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo