CIDADE. Entidade que reúne Portadores de Esclerose Múltipla chega aos 10 anos e divulga ações para 2019

CIDADE. Entidade que reúne Portadores de Esclerose Múltipla chega aos 10 anos e divulga ações para 2019

CIDADE. Entidade que reúne Portadores de Esclerose Múltipla chega aos 10 anos e divulga ações para 2019 - apemsmarDa Assessoria de Imprensa da APEMSMAR

Compartilhar é dividir ou interagir. E esse é o principal objetivo do Café Esclerosado com a Imprensa de Santa Maria e Região que vai acontecer, a partir das 9h30 desta terça-feira, 30 de abril, no 6º andar da Cacism (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria) na Rua Venâncio Aires, 2035, no Centro.

Organizado pela Apemsmar (Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região), o encontro quer promover um bate-papo sobre A Vida Além da Esclerose Múltipla entre profissionais de saúde da Associação, pacientes, familiares e formadores de opinião das diferentes mídias de comunicação do entorno de Santa Maria.

Na ocasião, também será divulgado o Calendário de Ações que terá como tema nacional a “Invisibilidade da EM” e irá comemorar os dez anos de atuação da Apemsmar, além de apresentar sua nova diretoria, cujo presidente é o publicitário Raphael Simon. Estarão à disposição, ainda, pacientes esclerosados com perfis variados que poderão ilustrar as diferentes faces da doença.

A ideia, conforme a diretora de Comunicação da Apemsmar, Marcia Denardin, é ir além dos aspectos clínicos da doença, que atinge basicamente a população jovem (entre 15 e 55 anos) e está entre as principais causas de afastamento do trabalho, em virtude da fadiga, seu sintoma mais comum.

“Nossa intenção é esclarecer os vários mitos que ainda permeiam a EM.  Apesar de ser uma doença múltipla, de muitas faces, não deve ser encarada como um decreto de incapacidade total. E a informação correta é a melhor maneira de se dar visibilidade ao que não conseguimos entender”, argumenta Marcia, diagnosticada há 15 anos.

Para conscientizar sobre a doença, a programação destaca os meses de maio, na celebração mundial, e agosto, na comemoração nacional e municipal.

Em maio, a comunidade poderá participar, no dia 28, de Uma Noite Esclerosada com Janu e Convidados, às 20h, no Theatro Treze de Maio, que terá participação especial da dupla jovem Dé e Thiago. Para o evento, os ingressos antecipados custarão R$15,00 e R$ 20,00 no dia do espetáculo. A atração também pretende reafirmar que vida social e diversão podem fazer parte da agenda de pacientes com doenças crônicas.

Laranja é a cor da Esclerose Múltipla em agosto e Santa Maria irá colorir diversos espaços da cidade para chamar a atenção da população. Os santa-marienses também serão chamados a se movimentar no domingo, 11 de agosto, com o Pedale por Uma Causa. A atividade chamará a atenção para o 30 de agosto, Dia nacional e municipal da EM. Nesta data, ocorrerá o Simpósio sobre Esclerose Múltipla, encontro multiprofissional que irá apresentar e discutir os variados aspectos de invisibilidade da doença. A campanha deste ano tem como slogan “Não é porque você não vê, que eu não sinto”.

Um estudo, apresentado em 2014 pelos neurologistas Alessandro Finkelsztejn e Juarez Lopes (diretor médico da Apemsmar), revelou que a prevalência da Esclerose Múltipla é maior em Santa Maria na comparação com municípios de outros estados brasileiros.

O estudo

Em 2014, o estudo apontou a prevalência da EM no Rio Grande do Sul significativamente maior que o resto do Brasil. Enquanto a média nacional está entre 15 e 18 casos de EM para cada 100 mil habitantes, em Santa Maria foram levantados 27. A doença atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, sendo que 30 mil são brasileiras. Santa Maria foi selecionada para o estudo por estar no centro do estado, ter um centro de referência e esquipe especializada na doença.

Calendário APEMSMAR 2019

ABRIL

30.04  – 9h30 Café Esclerosado com Imprensa – Cacism 6º andar

MAIO – Mês Mundial de Conscientização sobre EM

15.05 –  9h Audiência Pública na Assembleia Legislativa em Porto Alegre

28.05 – 20h Uma Noite Esclerosada com Janu e Convidados – Theatro Treze de Maio

30.05 – Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

AGOSTO

11.08 –  9h Pedale Por uma Causa

30.08 – Simpósio A Invisibilidade da EM

SERVIÇO:

O QUÊ: Café Esclerosado com a Imprensa

QUANDO: 30 de abril, a partir das 9h30

ONDE: 6º andar da Cacism (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria) na Av. Venâncio Aires, 2035, no Centro de Santa Maria

ORGANIZAÇÃO: Apemsmar (Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *