CIDADE. Entregue oficialmente o primeiro parklet da Bozano, na parceria da Prefeitura com a Fundação Eny
Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria da Prefeitura
Reforçando o lema ‘A cidade cuidando das pessoas’, do Governo Municipal, o parklet piloto, na segunda quadra da Rua Dr. Bozano, foi entregue para a população no começo da tarde desta segunda-feira (1º). Trata-se de uma área de convivência feita em madeira, com bancos, bicicletário e lixeiras, instalada em frente à Eny Infanto. A entrega contou com o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e com o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron.
“Já demos início à renovação do Centro de Santa Maria, que vai desde o investimento na recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco, passando pelo Calçadão e chegando na Bozano por meio desta feliz parceria. É demorado porque não queremos soluções paliativas. Estamos fazendo todas as reformas com segurança e empenho”, afirma o prefeito.
Conforme o Termo de Permissão de Uso, o Município confere a área à Fundação Eny, que passa a ser permissionária daquela ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre o espaço antes ocupado por estacionamento. A instalação da estrutura começou há uma semana por parte da empresa, que passa a ser responsável por zelar pelo espaço público, cuidando da segurança e evitando danos ao imóvel.
“Trata-se de uma pesquisa de mercado, em que percebemos que é preciso mais espaço em função do volume de negócios das empresas do Calçadão e da segunda quadra da Bozano. Muitas vezes, as empresas acabam não sendo percebidas pelas pessoas. Com isso, entendemos que é uma grande oportunidade para melhorar e recuperar a energia do comércio de rua”, afirma o secretário Falk.
A entrega oficial do parklet contou com o diretor da Eny Calçados, Guido Cechella Isaia, e os arquitetos Mireille Olmos, Amanda de Andrade e Marcos Benedetti, representantes do grupo que coordenou o projeto do parklet. A instalação dessa estrutura é a primeira intervenção do Re.Viva Bozano, proposta da Prefeitura de renovação do espaço e garantia de um ambiente voltado aos pedestres no Centro de Santa Maria. Por ser piloto, a ideia é que este parklet sirva para regrar os demais, uma vez que o Município já trabalha em uma nova legislação para regulamentar esses ambientes em Santa Maria por meio de empresas parceiras.
Fluxo de veículos e de pedestres
Para a próxima semana, está prevista a colocação de floreiras em toda a extensão da segunda quadra da Bozano, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro. Conforme o Iplan, os suportes para plantas servirão para delimitar o espaço de passeio para pedestres e os veículos. Após esta etapa, não será mais permitido estacionar em nenhum dos lados da quadra. As exceções são uma vaga para idoso, outra para Pessoa com Deficiência (PCD), embarque e desembarque de hotel e espaço para trailer. Após, haverá pintura da quadra em cores quentes e frias, seguindo o projeto do Re. Viva Bozano elaborado por acadêmicos da Universidade Franciscana (UFN) após concurso.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.