CIDADE. Políticas públicas para setor em Santa Maria estão na agenda da Conferência Municipal de Saúde
Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A etapa local que discute a defesa e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) chega à 11ª edição nesta sexta-feira (5) e sábado (6). A Conferência Municipal de Saúde tem o objetivo de levantar demandas e necessidades da área por meio de usuários e trabalhadores de Santa Maria. A programação conta com trabalhos em grupo e plenária sobre o tema nacional “Democracia e Saúde” (confira abaixo). As atividades, promovidas pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Saúde, ocorrerão no auditório do Colégio Marista Santa Maria e na antiga Reitoria da UFSM. A entrada é gratuita.
“É um evento de controle social da saúde em que qualquer cidadão santa-mariense pode participar porque são assuntos que tratam da promoção, prevenção e cuidado de doenças”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani.
A Conferência é uma etapa para as fases estadual e nacional. Conforme a organização do evento, esta edição reuniu mais de 1,3 mil pessoas em 40 pré-conferências realizadas desde dezembro de 2018. Durante esses momentos preparatórios, foram levantados temas, discussões e propostas a serem abordadas e votadas/aprovadas no evento geral.
“Nossa intenção é descentralizar as discussões. Nesta edição, realizamos pré-conferências em 20 unidades de saúde e em quatro instituições de educação, além de todos os distritos, ONGs e coletivos. A Conferência é uma nova chance de participação das pessoas para debater o acesso ao serviço público de saúde e melhores condições de trabalho”, explica Dione Gonçalves Lemos, coordenador geral da 11ª Conferência.
A Conferência é realizada a partir de eixos temáticos. São eles: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e Gestão que unifica o SUS. Ao final, um relatório com 15 propostas é elaborado para ser levado à Conferência Estadual da Saúde, de 24 a 26 de maio. Também serão eleitos os 24 representantes que participarão do evento estadual, sendo 12 usuários, seis trabalhadores da saúde e seis prestadores de serviços ou gestores.
11ª Conferência Municipal de Saúde
Programação
Sexta-feira, 5 de abril
– 17h: credenciamento
– 18h30min: abertura
– 19h30min: plenária com leitura e aprovação do regulamento e orientações dos grupos de trabalho
– 20h: conferência de abertura “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e o promotor de Justiça aposentado João Marcos Adede y Castro
Sábado, 6 de abril
– 8h30min: trabalhos em grupo, na antiga Reitoria da UFSM
– 13h30min: plenária final, no auditório do Colégio Marista Santa Maria
– 17h30min: eleição dos delegados para a 8ª CES/RS
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.