PrefeituraSaúde

CIDADE. Políticas públicas para setor em Santa Maria estão na agenda da Conferência Municipal de Saúde

Reuniões foram realizadas em vários locais da cidade, nos últimos meses. Agora, tudo conflui para a Conferência de sexta e sábado

Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A etapa local que discute a defesa e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) chega à 11ª edição nesta sexta-feira (5) e sábado (6). A Conferência Municipal de Saúde tem o objetivo de levantar demandas e necessidades da área por meio de usuários e trabalhadores de Santa Maria. A programação conta com trabalhos em grupo e plenária sobre o tema nacional “Democracia e Saúde” (confira abaixo). As atividades, promovidas pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Saúde, ocorrerão no auditório do Colégio Marista Santa Maria e na antiga Reitoria da UFSM. A entrada é gratuita.

“É um evento de controle social da saúde em que qualquer cidadão santa-mariense pode participar porque são assuntos que tratam da promoção, prevenção e cuidado de doenças”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani.

A Conferência é uma etapa para as fases estadual e nacional. Conforme a organização do evento, esta edição reuniu mais de 1,3 mil pessoas em 40 pré-conferências realizadas desde dezembro de 2018. Durante esses momentos preparatórios, foram levantados temas, discussões e propostas a serem abordadas e votadas/aprovadas no evento geral.

“Nossa intenção é descentralizar as discussões. Nesta edição, realizamos pré-conferências em 20 unidades de saúde e em quatro instituições de educação, além de todos os distritos, ONGs e coletivos. A Conferência é uma nova chance de participação das pessoas para debater o acesso ao serviço público de saúde e melhores condições de trabalho”, explica Dione Gonçalves Lemos, coordenador geral da 11ª Conferência.

A Conferência é realizada a partir de eixos temáticos. São eles: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e Gestão que unifica o SUS. Ao final, um relatório com 15 propostas é elaborado para ser levado à Conferência Estadual da Saúde, de 24 a 26 de maio. Também serão eleitos os 24 representantes que participarão do evento estadual, sendo 12 usuários, seis trabalhadores da saúde e seis prestadores de serviços ou gestores.

11ª Conferência Municipal de Saúde

Programação

Sexta-feira, 5 de abril
– 17h: credenciamento
– 18h30min: abertura
– 19h30min: plenária com leitura e aprovação do regulamento e orientações dos grupos de trabalho
– 20h: conferência de abertura “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e o promotor de Justiça aposentado João Marcos Adede y Castro

Sábado, 6 de abril
– 8h30min: trabalhos em grupo, na antiga Reitoria da UFSM
– 13h30min: plenária final, no auditório do Colégio Marista Santa Maria
– 17h30min: eleição dos delegados para a 8ª CES/RS

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo