CIDADE. Prefeitura encaminha até terça à Câmara o projeto para regulamentar transporte por aplicativos
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Até a próxima terça-feira (30), a Prefeitura de Santa Maria deve encaminhar à Câmara de Vereadores de Santa Maria o projeto de lei para regulamentar o serviço de transporte de passageiros por aplicativos. O texto está em fase final de elaboração no Poder Executivo e, assim que for encaminhado ao Legislativo, deve seguir seu trâmite normal.
Na manhã desta sexta-feira (26), dezenas de taxistas se reuniram em frente ao Centro Administrativo Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Jorge Pozzobom. O grupo pedia a regulamentação dos motoristas de aplicativos e a imediata proibição do trabalho dos mesmos enquanto não for feita a regulamentação. Acompanhado do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, e do secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira, o chefe do Executivo explicou passo a passo o que a Prefeitura tem feito para atender às demandas.
O prefeito ressaltou que o projeto de lei que está sendo elaborado pelo Executivo atenderá a segurança necessária aos usuários, bem como garantirá a clareza da regulamentação, contemplando vários pontos importantes, como a da fiscalização eficiente e permanente. Ainda, foi ressaltado que nenhuma medida será tomada sem debate e, por isso, Pozzobom encaminhará o projeto à Câmara para que possa ser discutido e debatido pelos representantes da sociedade, os vereadores.
“Até terça-feira vamos protocolar o projeto no Legislativo, onde deve ser amplamente discutido com a população a regulamentação do transporte por aplicativos. É um compromisso assumido”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.
DECISÃO DA SUPREMA CORTE
Ressalta-se que, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), é inconstitucional os municípios proibirem o transporte individual remunerado de passageiros por motoristas particulares cadastrados em aplicativos, pois fere o princípio da livre iniciativa. Dessa forma, com base nas decisões recentes – que alcança todos os municípios -, a Prefeitura de Santa Maria entende que cabe ao Poder Executivo Municipal a regulamentação dos aplicativos, pois, caso se negue a fazê-lo, estaria proibindo o trabalho dos motoristas e, analogicamente, indo contra a determinação da Suprema Corte.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Taxistas pagam menos impostos na verdade. ISS é valor fixo pago uma vez por ano e ainda por cima são isentos de ICMS, IPI/IOF, etc. quando trocam de carro.
Taxistas também têm seus percalços, de quando em vez algum gênio inventa algum ‘curso de introdução ao turismo’ e coisas do tipo.
E uniforme.
Um detalhe que podiam regrar é alimentação ENQUANTO prestam serviço.
E não me venham com esta historia de não recolherem impostos….pelas pesquisas 80 % de qualquer arrecadação onde não emitem notas este percentual é sonegado ou subtraido como queiram chamar . Livre iniciativa sempre
Enquanto os taxistas JÁ regulamentados não fizerem cursos de boas maneiras e trato ando com aplicativo legal ou não….meu dinheiro quem manda sou eu…..ora…..