Destaque

CORSAN. Nos 100 dias de governo, Leite anuncia a intenção de abrir o capital da principal estatal gaúcha

Medida foi informada por Eduardo Leite durante o balanço dos 100 dias de governo. A formatação da abertura de capital já acontece

No Correio do Povo, com texto de FLÁVIA BEMFICA e foto de FELIPE DALLA VALE (Palácio Piratini)

O governador Eduardo Leite anunciou nesta manhã a abertura de capital da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ainda em formatação. A medida foi informada por Leite durante o balanço dos 100 dias de governo. Segundo Leite, o governo trabalha inicialmente com a abertura de capital no limite máximo: 49%.

Leite ressaltou que, antes de abrir o capital, a companhia precisará modernizar a governança, estabelecer parcerias com o setor privado e reduzir perdas tarifárias e de distribuição, de forma a melhorar seu valor. O governador voltou a destacar que a privatização de outro setor, o energético (CEEE, Sulgás e CRM), auxiliará na  adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), permitindo o acesso do Estado a novos financiamentos.

Questionado sobre se não repete ações de administrações anteriores, que também recorreram a rolagem da dívida e financiamentos, o que não ataca os problemas estruturais que geram o déficit, Leite disse que as medidas são necessárias. E rebateu: “Não tem como eu dizer que vou resolver se não for com financiamentos. Vamos ter que alongar e reestruturar para poder administrar.”

O governador voltou a prometer a apresentação de um amplo plano de reestruturação nas carreiras do Estado e na previdência ainda no mês de abril, esta sim uma medida relacionada ao desequilíbrio entre despesas e receitas. A reestruturação das carreiras vem sendo anunciada desde o primeiro mês de governo mas, segundo Leite, o levantamento é complexo. “Temos 56 estatutos que regulam 17 carreiras, fora outros muitos mecanismos.” Ele adiantou que não espera ter anuência dos servidores. “Precisamos atacar o que está provocando o déficit”, resumiu.

Mudança

Questionado dos motivos da priorização das privatizações e não da reestruturação, o governador disse que o Estado “precisa quebrar alguns paradigmas.” “O RS tem um problema cultural e isso é percebido por investidores. Então, queremos romper com esse paradigma e mostrar que o Estado se abre ao investimento privado.”

As declarações marcam uma alteração significativa na argumentação que era usada pela administração do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). O governo emedebista sempre usou  como principal argumento o ajuste fiscal para justificar o projeto de privatização do setor energético. Sobre este ponto, Leite lembrou apenas a questão que envolve a CEEE e a dívida que a companhia tem de ICMS. E informou que as vendas vão injetar dinheiro no caixa, mas sem fazer uma relação direta com uma eventual queda de despesa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Abrir o Capital e tirar da CAPITAL.
    A direção da CORSAN ser numa cidade onde ela NÃO opera é interessante.
    Tem mais gente nesta sede que nas superintendência, que são o braço operacional da empresa.
    A sede da CORSAN deveria ser em Santa Maria. Ou não.

  2. Durante a campanha, dizia que não privatizaria a CORSAN e o BANRISUL. Quá, quá, quá.
    Aé, vender 49% não é privatizar é quase-privatizar, então o governador mantém sua palavra.

    Ahh, reparem na estratégia tipica de privatização: dar uma geral na empresa, pra melhor seu preço de venda, o o que inclui melhor as tarifas. O que me pergunto é, pq não fazer isso sem que necessariamente seja para vender uma parte? Só arrumam a empresa se for pra vender??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo