EDUCAÇÃO. Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada. Burmann participou

EDUCAÇÃO. Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada. Burmann participou

EDUCAÇÃO. Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é lançada. Burmann participou - UFSM-em-brasília

Reitor da UFSM, Paulo Burman, entre vários parlamentares que participam do grupo lançado na manhã desta quarta-feira, no Congresso

Da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor da UFSM (texto e foto)

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, participou na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O ato ocorreu no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, reunindo parlamentares, reitores e representantes de entidades educacionais.

Mais de 70 deputados federais e quatro senadores integram a frente, que é presidida pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa conta, ainda, com a coordenação colegiada dos deputados federais Alice Portugal (PC do B-BA), Danilo Cabral (PSB – PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

O reitor Paulo Burmann registrou a presença de um grupo expressivo de deputados  gaúchos na ocasião. “Não é sempre que se consegue lançar uma Frente com uma participação tão efetiva. Foi muito importante verificar o interesse de nossos parlamentares nesta ação, voltada a defender os interesses e os ideais da universidade pública”, comemora o dirigente da UFSM.

A Frente tem como objetivos acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às Universidades Federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentário que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às IES, promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as Universidades Federais; apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas Universidades Federais.

A cerimônia de lançamento da Frente teve início com a exibição de um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes), que destaca as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, a deputada Margarida Salomão falou sobre a importância da defesa das universidades, conclamando os parlamentares a participarem ativamente das reuniões da Câmara e do Senado, que tratem de questões relativas ao ensino superior. Salomão também salientou a importância da atuação dos reitores, tanto nos atos em Brasília, quanto em suas regiões, buscando o apoio de representantes políticos e da sociedade civil.

Reunião no MEC – Ainda nesta quarta-feira (24) em Brasília, o reitor Paulo Burmann se reuniu com o secretário de Educação Superior (SESU/MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O reitor apresentou pautas pontuais da UFSM e conversou com o secretário sobre o futuro do Ministério da Educação e sua relação com as universidades federais. Burmann considerou a reunião bastante produtiva no sentido de alinhar alguns encaminhamentos em prol da UFSM.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *