Por Irmã LOURDES DILL (*)
O Lavapés é um grande gesto de humildade e foi praticado por Jesus na quinta-feira Santa há 2019 anos atrás, onde Jesus se abaixou, colocou o seu manto e lavou os pés dos Apóstolos, que foram os seus primeiros Evangelizadores. Foi a sua Comunidade de Fé a quem confiou os primórdios da Igreja nascente.
Este gesto é repetido nas Igrejas a cada ano, por ocasião da Celebração da Semana Santa do Lavapés e da Instituição do Sacerdócio e da Eucaristia na Quinta-Feira Santa. Este ano a Celebração acontecerá no dia 18 de abril na quinta-feira em todas as Celebrações do mundo inteiro. Na Catedral Metropolitana de Santa Maria, a Celebração acontecerá às 20 horas do dia 18/04/2019 e será presidida pelo Arcebispo Dom Adelar Rubert e concelebrada pelos Padres da Catedral.
O gesto do Lavapés vai repetir-se mais uma vez e nesta noite da memória Eucarística e do gesto do Lavapés, foram convidados os Moradores em Situação de Rua de Santa Maria, que compõe o grupo representando os 12 Apóstolos. Que gesto humanizador e profético digno de muita admiração, especialmente em tempos tão difíceis e desafiadores em que aumentam em Santa Maria e em outras cidades do Brasil e do mundo, os Moradores em Situação de Rua e também os Catadores de resíduos sólidos, desempregados e outras classes excluídas.
Participarão também os diferentes grupos de apoio que preparam o café e almoço solidário aos domingos na Praça Saldanha Marinho, os grupos que preparam o Jantar de segundas e quartas-feiras e nos sábados, com 100% de voluntariado e um grande número de doadores de alimentos, para que nossos irmãos tenham ao menos algumas refeições quentes por semana para se manter em pé. Rezemos para que através deste gesto profético, o Poder Público de Santa Maria possa sensibilizar-se e agilizar a reabertura do Restaurante Popular Dom Ivo, o quanto antes, para que no inverno de 2019, eles não passem tanto trabalho para o seu sustento e qualificação das suas vidas.
O gesto de humildade e espiritualidade do Papa Francisco a de abaixar-se com sua idade avançada e beijar os pés dos líderes do Sudão do Sul pela Paz. É um gesto que comoveu o mundo e que ele sirva de exemplo para sermos todos mais humanos, solidários e com gestos revestidos de solidariedade, caridade transformadora, com os mais empobrecidos. Que Deus abençoe a todos com votos de uma Abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa. Que JESUS Ressuscite em nossas Vidas, Famílias, Comunidades e na Sociedade com um todo.
(*) A Irmã Lourdes Dill é coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e Vice-Presidente da Cáritas Brasileira
NOTA DO EDITOR: a foto que ilustra este texto, uma reprodução de internet, é de uma cerimônia de Lava-Pés liderada pelo Papa Francisco
Obvio que não. Jesus teria nascido no ano zero. Em termos atuais algo como ano 4 ou 6 Antes da Era Comum. Foi crucificado com 32 ou 33 anos, ou seja, lá pelo ano 27 ou 28 da Era Comum. Logo não foi 2019 anos atrás.
Foi um lava-pezinhos do menino Jesus.
Deve ser depois de uma arte, de uma brincadeira no barro.
Tinha uns 4 ou 6 anos de idade segundo brando.
Zero anos se houve Ele nasceu no marco zero.