FÉ. Irmã Lourdes Dill e o ‘lava-pés’, grande gesto de humildade praticado por Jesus, na quinta-feira santa

FÉ. Irmã Lourdes Dill e o ‘lava-pés’, grande gesto de humildade praticado por Jesus, na quinta-feira santa

Por Irmã LOURDES DILL (*)

FÉ. Irmã Lourdes Dill e o ‘lava-pés’, grande gesto de humildade praticado por Jesus, na quinta-feira santa - lava-pésO Lavapés é um grande gesto de humildade e foi praticado por Jesus na quinta-feira Santa há 2019 anos atrás, onde Jesus se abaixou, colocou o seu manto e lavou os pés dos Apóstolos, que foram os seus primeiros Evangelizadores. Foi a sua Comunidade de Fé a quem confiou os primórdios da Igreja nascente.

Este gesto é repetido nas Igrejas a cada ano, por ocasião da Celebração da Semana Santa do Lavapés e da Instituição do Sacerdócio e da Eucaristia na Quinta-Feira Santa. Este ano a Celebração acontecerá no dia 18 de abril na quinta-feira em todas as Celebrações do mundo inteiro. Na Catedral Metropolitana de Santa Maria, a Celebração acontecerá às 20 horas do dia 18/04/2019 e será presidida pelo Arcebispo Dom Adelar Rubert e concelebrada pelos Padres da Catedral.

O gesto do Lavapés vai repetir-se mais uma vez e nesta noite da memória Eucarística e do gesto do Lavapés, foram convidados os Moradores em Situação de Rua de Santa Maria, que compõe o grupo representando os 12 Apóstolos. Que gesto humanizador e profético digno de muita admiração, especialmente em tempos tão difíceis e desafiadores em que aumentam em Santa Maria e em outras cidades do Brasil e do mundo, os Moradores em Situação de Rua e também os Catadores de resíduos sólidos, desempregados e outras classes excluídas.

Participarão também os diferentes grupos de apoio que preparam o café e almoço solidário aos domingos na Praça Saldanha Marinho, os grupos que preparam o Jantar de segundas e quartas-feiras e nos sábados, com 100% de voluntariado e um grande número de doadores de alimentos, para que nossos irmãos tenham ao menos algumas refeições quentes por semana para se manter em pé. Rezemos para que através deste gesto profético, o Poder Público de Santa Maria possa sensibilizar-se e agilizar a reabertura do Restaurante Popular Dom Ivo, o quanto antes, para que no inverno de 2019, eles não passem tanto trabalho para o seu sustento e qualificação das suas vidas.

O gesto de humildade e espiritualidade do Papa Francisco a de abaixar-se com sua idade avançada e beijar os pés dos líderes do Sudão do Sul pela Paz. É um gesto que comoveu o mundo e que ele sirva de exemplo para sermos todos mais humanos, solidários e com gestos revestidos de solidariedade, caridade transformadora, com os mais empobrecidos. Que Deus abençoe a todos com votos de uma Abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa. Que JESUS Ressuscite em nossas Vidas, Famílias, Comunidades e na Sociedade com um todo.

(*) A Irmã Lourdes Dill é coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e Vice-Presidente da Cáritas Brasileira

NOTA DO EDITOR: a foto que ilustra este texto, uma reprodução de internet, é de uma cerimônia de Lava-Pés liderada pelo Papa Francisco



2 comentários

  1. O Brando

    Obvio que não. Jesus teria nascido no ano zero. Em termos atuais algo como ano 4 ou 6 Antes da Era Comum. Foi crucificado com 32 ou 33 anos, ou seja, lá pelo ano 27 ou 28 da Era Comum. Logo não foi 2019 anos atrás.

    • Zé Ruas

      Foi um lava-pezinhos do menino Jesus.
      Deve ser depois de uma arte, de uma brincadeira no barro.
      Tinha uns 4 ou 6 anos de idade segundo brando.
      Zero anos se houve Ele nasceu no marco zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *