EducaçãoEstadoPolíticaTrabalho

MAGISTÉRIO. Após assembleia e caminhada, CPERS recebido no Piratini. E papo com Leite será marcado

Professores estaduais realizaram assembleia e caminhada de protesto na tarde de sexta. Depois, foram recebidos no Palácio Piratini

Do site do Correio do Povo, com texto de SAMUEL FELIPE e foto de Divulgação/CPERS

O governo do Estado confirmou nesta sexta-feira que, até o meio-dia de terça, deverá anunciar a data para uma reunião com o Cpers Sindicato para discutir a proposta apresentada pelos professores de recomposição salarial de 28,78% e abertura de concurso público para professores e funcionários. A garantia foi dada pelo chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, após encontro tenso, de uma hora e meia, com a direção da categoria no Palácio Piratini.

Pelo menos 3 mil professores partiram em caminhada, após assembleia geral na Casa do Gaúcho, onde definiram os principais pontos de reivindicação da categoria: recomposição salarial de 28,78%, manutenção de estado de greve e paralisação das atividades caso o pagamento dos salários não seja feito em dia. No encontro, a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, e os dirigentes da entidade insistiram por uma reunião com o governador Eduardo Leite.

Mesmo pressionado, Otomar reiterou o respeito pela categoria e assegurou que até terça-feira responderá a demanda dos professores e informará a data da audiência para tratar dos temas. Conforme Helenir, o Cpers saiu satisfeito do encontro. “Foi uma audiência tensa, dura, mas foi uma vitória ter o compromisso do secretário de nos comunicar dia, hora e local para começarmos a discussão com o governo. Não foi fácil, foi um diálogo tenso, porém respeitoso”, afirma.

Helenir explica que os 28,78% exigidos referentes à recomposição salarial vão atenuar as perdas da categoria. “Vai nos dar as mesmas condições de compra que nós tínhamos em novembro de 2014. Portanto, nós queremos essa reposição, que não é reajuste”, ressalta. A dirigente reforça a ameaça de paralisar as atividades da categoria caso o governo continue quitando os salários após o último dia útil. “Se o governador não pagar no último dia de abril, por exemplo, no primeiro dia útil de maio paramos”, alerta.

Em meio às discussões no Palácio Piratini, Otomar Vivian – que chegou a trocar farpas com um dirigente que o acusou de “enrolar” a categoria – explicou que até meio-dia de terça-feira o governo apresentará uma resposta sobre o dia em que ocorrerá a audiência com o governador. “Fiz questão de recebê-los no meu gabinete pois tenho a certeza do diálogo pela relação de confiança que sempre tivemos. Levarei para conhecimento do governador, que também trabalha com a disponibilidade sincera de diálogo”, garante.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: produzido na sexta-feira, o texto, sem perda de informação, foi cronologicamente adequado para a publicação neste momento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo