SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende mais de 60 pacientes neste sábado, na segunda edição do ano

SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende mais de 60 pacientes neste sábado, na segunda edição do ano

SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende mais de 60 pacientes neste sábado, na segunda edição do ano - sorria-sm

Houve os que não apareceram. Mas mais de 30 outros compareceram, para novas consultas, na segunda edição do “Sorria Santa Maria”

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A segunda edição do Sorria Santa Maria em 2019 atendeu 69 pacientes durante o sábado (13), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura.De acordo com a coordenadora do projeto, Patricia Campagnol, das 94 pessoas agendadas para receberem atendimento, 25 deixaram de comparecer. No entanto, 34 pacientes compareceram espontaneamente e foram atendidos em novas consultas. Os outros 35 deram continuidade aos tratamentos já iniciados. O mutirão é realizado por dentistas da rede pública do Município que oferecem procedimentos de Atenção Básica em Saúde Bucal a pacientes pré-agendados e ocorre uma vez por mês.

Cumprindo os compromissos da agenda, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin estiveram no CEO no início da manhã, para cumprimentar as equipes e os usuários do serviço. O secretário de Saúde, Franscisco Harrisson, e o superintendente da pasta, Guilherme Ribas, acompanharam a visita.

“Mesmo com muitos compromissos durante o fim de semana, nós fazemos questão de passar aqui pelo Centro de Especialidades Odontológicas para cumprimentar nossos servidores que se dedicam a esse projeto. O Sorria Santa Maria está cumprindo um dos nossos principais compromissos de governo, que é cuidar da Saúde”, afirmou o chefe do Executivo.

As ações foram realizadas por residentes e estagiários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN), além de profissionais do Município, totalizando 25 pessoas envolvidas nos atendimentos.

Além dos atendimentos odontológicos, a equipe da Unidade Móvel do Município também esteve presente realizando atendimentos de enfermagem, como testes rápidos e verificação de glicose e de pressão arterial aos pacientes agendados. Na sala de espera, houve atividades de promoção de saúde, desenvolvidas pelo Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), da UFSM.

As atividades do foram realizadas pelos terapeutas Jana Gonçalves e Elaine de Oliveira Vieira Caneco, nas Barras Access.  No Reiki, o atendimento foi oferecido por Édila Maria Bisognin Cantareli, Tania Elisete Malheiros dos Santos, Mari Angela Forgiarini e pelo coordenador do LAPICS, professor doutor Marcio Rossato Badke, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. No total, 40 terapias foram realizadas.

O Sorria Santa Maria é realizado uma vez por mês. Para a primeira consulta, o paciente deve ir até o CEO (Avenida Borges de Medeiros, nº 804) e deixar o nome em uma lista de espera.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *