PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Cafeteria na Prefeitura, Vargas não sai sozinho, PDT e PROS e 2020, projeto de Domingues…

Vereadora Luci Duartes – Tia da Moto, do PDT, defende, nesta terça, projeto de lei que institui programa de descarte de livros didático

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Alysson Marafiga/AICV), da Equipe do Site

Os vereadores de Santa Maria votarão, nesta terça-feira (21), projeto de lei da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) que institui o Programa de Descarte de Livros Didáticos Inservíveis no âmbito da rede municipal. A proposta determina que, após o período de três anos de utilização da obra, as escolas municipais poderão realizar o descarte do livro didático.

Segundo o projeto, a instituição de ensino poderá optar por doar os livros aos alunos da própria escola, direcionar para entidades sem fins lucrativos ou encaminhar para projetos que visem à reutilização ou a reciclagem direta.

O projeto de Luci também proíbe a incineração dos livros didáticos inservíveis.

Cafeteria

Também estará em votação, nesta terça, proposta do Executivo que autoriza a concessão de uso de espaço localizado no interior do prédio da Prefeitura para a instalação e a exploração de uma cafeteria.

Caminhada e chimarrão

O vereador Daniel Diniz (PT) irá defender dois projetos de sua autoria nesta terça. Uma das propostas insere a Caminhada da Cruz, evento que ocorre na Sexta-Feira Santa, no Bairro Santa Marta, no Calendário Oficial de Eventos do Município. A outra iniciativa institui o Dia Municipal do Chimarrão, a ser celebrado em 24 de abril.

1ª prenda

Por falar em Diniz, a equipe do petista não perdeu tempo nesta segunda. Dezoito minutos após iniciar o expediente, o gabinete do vereador protocolou uma moção de congratulações a Gabriela Sarturi Rigão, representante do DTG Noel Guarany, de Santa Maria, pela conquista do título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, na categoria adulta.

Brinquedos

Ainda nesta terça, os parlamentares irão formar uma comissão especial para analisar projeto de lei complementar da vereadora Deili Silva (PTB). A petebista pretende obrigar parques de diversões e casas de festas infantis a fixarem placa informativa sobre a manutenção, vistoria e risco de utilização de brinquedos e atrações.

Brasília

Uma nova empreitada dos vereadores à Capital Federal está a caminho. Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (PRB) e Marion Mortari (PSD) protocolaram um pedido de autorização de viagem para Brasília, entre os dias 27 e 30 de maio.

Meio Ambiente

André Domingues – Deco (PSDB) aparenta ter dado a sua última cartada como vereador nesta Legislatura. Nessa segunda (20), ele protocolou um projeto de sugestão que institui o Código do Meio Ambiente no Município. Clique AQUI para conferir na íntegra. João Ricardo Vargas (PSDB) retoma sua vaga no Parlamento, no lugar de Deco, esta semana.

Mobilidade Urbana

João Ricardo Vargas estava à frente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O adjunto da pasta, Rodrigo Teixeira, também está de saída do cargo e retorna para o Parlamento junto com Vargas.

A Prefeitura deve informar, nesta terça, o nome do novo responsável pela Secretaria. Nos bastidores, a aposta é que o superintendente de Trânsito e Transportes, Orion Ponsi, assuma a pasta interinamente.

PDT e PROS

Membros do Diretório do PDT/SM e da Executiva do PROS/SM estiveram reunidos, há alguns dias, na casa do pré-candidato a prefeito Marcelo Bisogno (PDT) para debater uma possível coligação majoritária ao pleito de 2020. O presidente municipal do PROS, Moacir Alves, estava entre os presentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. DECO:

    Art. 126º. Qualquer pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, é parte legítima para denunciar ao órgão ambiental municipal qualquer ato lesivo ao meio ambiente, solicitando providências cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo