EsportePrefeitura

ESPORTE. Conheça os JESMA, que iniciam em maio, irão até dezembro e reúnem centenas de estudantes

Os Jogos Escolares de Santa Maria proporcionam um nova experiência de vida para os estudantes, como os da Escola Sérgio Lopes

Por GIULIMAR MACHADO (com foto de Givago Ribeiro/Divulgação), especial para o Site (*)

O esporte é, talvez, a melhor forma de inclusão social que existe. Falar sobre educação e esporte nos possibilita dissertar inúmeras teorias, isso porque ambos são temas amplos, que compreendem diferentes campos do conhecimento e que podem se completar em determinados aspectos.

Em Santa Maria essa integração do esporte e educação acontece através dos Jogos Escolares de Santa Maria, conhecidos como JESMA. Os jogos faz parte da programação da  Prefeitura Municipal de Santa Maria, realizada através da Secretaria do Municipio de Cultura, Esporte e Lazer.

Os JESMA envolvem escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Maria e são ofertados 10 esportes. Entre eles estão futebol, vôlei, handebol, futsal, basquete, atletismo, corrida de rua, tênis de mesa, xadrez e judô (que é a nova modalidade incluída).

A importância de poder realizar os jogos escolares está justamente no público alvo do evento que são as crianças e adolescentes em idade escolar. O esporte lida com vários aspectos que podem ser determinantes para a formação dos jovens como: aprender a vencer, lidar com as frustações, saber trabalhar em grupos, respeitar as diferenças, vencer pelo esforço, manter-se fisicamente ativo praticando a saúde preventiva, entre tantos outros benefícios que a prática do esporte pode trazer para os alunos.

O superintendente de Esporte e Lazer, Givago Bitencourt Ribeiro, acredita  que os jogos apresentam uma grande variedade de ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos, além da grande interação social e conhecimento de  diferentes realidades.

“Proporcionar o esporte nesta faixa etária é muito mais do que preparar os alunos para um jogo, é preparar para a vida”, comenta Givago Ribeiro.

Os JESMA são para todos, tanto para alunos de escolas com mais dificuldades, até para os alunos de escolas com maior poder aquisitivo. A competição por alguns instantes iguala os desiguais, mesmo que as condições de preparação não sejam as mesmas, mas a participação de cada estudante ensina o poder da superação e do respeito com o próximo.

Nesse ano de 2019 o evento – que inicia em maio e vai se estender até dezembro – está recebendo pela primeira vez o patrocínio de um  empresa. A Loja Paraíso patrocina lits de uniformes para as escolas municipais. Foram cerca de 300 camisetas, que ajudam no desenvolvimento do esporte educacional.

“Eu espero que esse exemplo de apoio possa atrair outras empresas no próximo ano para qualificar ainda mais os JESMA para nossas crianças e adolescentes de Santa Maria”, comentou Givago Ribeiro.

Ribeiro acredita muito na força que o esporte pode dar para as crianças e adolescentes, ele que já passou por grandes conquistas através dessa forma de sempre tentar mostrar o seu melhor, de buscar a superação. E com esse pensamento sempre existe uma mensagem a ser passada, não só para os que participam dos jogos, mas os que acompanham, aos pais e comunidade santa-mariense.

“O esporte é a nossa grande universidade, nos prepara para a vida inteira, nos proporciona saberes que só aprende quem joga e quem pratica. Aproveitem muito bem essa oportunidade que o JESMA proporciona para todos, pois mesmo que não se torne um atleta campeão olímpico, você será muito mais do que vencedor”, refletiu o superintendente de Esporte e Lazer.

(*) Giulimar Machado é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo