EVENTO. ‘Pint of Science’ debate clima, ‘fake news’ e segurança na internet e leva mais de 320 a dois bares
Da Assessoria de Divulgação do Evento, com texto de FABIANA PEREIRA e foto de BEATRIZ BESSOW
No segundo dia de festival (o noticiário do primeiro está AQUI), o público que prestigiou o Pint of Science, em Santa Maira, superou a primeira noite e chegou a mais de 320 pessoas, considerando os dois bares que sediaram o evento nesta terça-feira.
Com início às 19h30min, a primeira palestra, no Bar Paiol, teve como temática as questões referentes às mudanças climáticas. Na fala do Professor Dr. Otavio Costa Acevedo, o assunto levantou o questionamento “Uma viagem no tempo: as mudanças climáticas são recentes?”. Na sequência, às 21h, foi a vez da Professora Dra Nathalie Tissot Boiaski perguntar e responder: “O clima esquentou? O que temos a ver com isso?”.
Já no Bar Biroska, os assuntos trataram questões como a disseminação de informações falsas e o uso de dados privados pelas empresas a partir das redes sociais. A primeira fala foi do Professor Doutorando Iuri Lammel Marques, às 19h30min, que tratou do tema “Fake News: estamos sendo manipulados?”. Completando a discussão, o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan levou o foco para a questão “Insegurança nas redes: algoritmos, ferramentas e práticas”. O público manteve-se participativo também neste segundo dia, fazendo vários questionamentos aos palestrantes.
O evento finaliza na quarta-feira com mais temáticas diferenciadas. Lembramos que o Pint of Science não tem fins lucrativos e a atividade dos organizadores e dos cientistas não é remunerada. Também salientamos que os bares não cobram ingresso, o público paga somente o que consumir e não precisa reservar lugares. Na cidade, o evento está acontecendo nos bares Biroska (situado na Avenida Presidente Vargas, 2050) e Paiol (situado também na Avenida Presidente Vargas, 1892).
O festival, que em Santa Maria acontece pela primeira vez, está atingindo seu objetivo que é levar os cientistas para perto do público leigo para conversarem sobre suas pesquisas de uma forma interessante, divertida, envolvente e acessível, em um ambiente descontraído de bares das cidades. É organizado para acontecer em três dias seguidos, em todo o mundo, de forma concomitante. O Brasil é o p primeiro país em número de cidades participantes, atingindo mais de 80 cidades neste ano.
Para esta quarta-feira:
Programação de Santa Maria
Dia 22.05
Bar Biroska – Av. Presidente Vargas, 2050
19h30min
Tema 1: O admirável mundo nanométrico
Palestrante: Profa Dra Solange Binotto Fagan
21h
Tema 2: O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir
Palestrante: Profa Dra Aline Ferreira Orique
Bar Paiol – Av. Presidente Vargas, 1892
19h30min
Tema 1: Depressão: o mal do século?
Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Vargas Bochi
21h
Tema 2: Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos
Palestrante: Prof. Dr Dejalma Cremonese
Mais informações sobre o evento local no facebook – Pint of Science 2019 – Santa Maria (AQUI)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.