EVENTO. ‘Pint of Science’ debate clima, ‘fake news’ e segurança na internet e leva mais de 320 a dois bares

EVENTO. ‘Pint of Science’ debate clima, ‘fake news’ e segurança na internet e leva mais de 320 a dois bares

EVENTO. ‘Pint of Science’ debate clima, ‘fake news’ e segurança na internet e leva mais de 320 a dois bares - pint-iuri

Professor Iuri Lamel Marques foi um dos quatro palestrantes da noite desta terça. Seu tema: “Fake News, estamos sendo manipulados?”

Da Assessoria de Divulgação do Evento, com texto de FABIANA PEREIRA e foto de BEATRIZ BESSOW

No segundo dia de festival (o noticiário do primeiro está AQUI), o público que prestigiou o Pint of Science, em Santa Maira, superou a primeira noite e chegou a mais de 320 pessoas, considerando os dois bares que sediaram o evento nesta terça-feira.

Com início às 19h30min, a primeira palestra, no Bar Paiol, teve como temática as questões referentes às mudanças climáticas. Na fala do Professor Dr. Otavio Costa Acevedo, o assunto levantou o questionamento “Uma viagem no tempo: as mudanças climáticas são recentes?”. Na sequência, às 21h, foi a vez da Professora Dra Nathalie Tissot Boiaski perguntar e responder: “O clima esquentou? O que temos a ver com isso?”.

Já no Bar Biroska, os assuntos trataram questões como a disseminação de informações falsas e o uso de dados privados pelas empresas a partir das redes sociais. A primeira fala foi do Professor Doutorando Iuri Lammel Marques, às 19h30min, que tratou do tema “Fake News: estamos sendo manipulados?”. Completando a discussão, o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan levou o foco para a questão “Insegurança nas redes: algoritmos, ferramentas e práticas”. O público manteve-se participativo também neste segundo dia, fazendo vários questionamentos aos palestrantes.

O evento finaliza na quarta-feira com mais temáticas diferenciadas. Lembramos que o Pint of Science não tem fins lucrativos e a atividade dos organizadores e dos cientistas não é remunerada. Também salientamos que os bares não cobram ingresso, o público paga somente o que consumir e não precisa reservar lugares. Na cidade, o evento está acontecendo nos bares Biroska (situado na Avenida Presidente Vargas, 2050) e Paiol (situado também na Avenida Presidente Vargas, 1892).

O festival, que em Santa Maria acontece pela primeira vez, está atingindo seu objetivo que é levar os cientistas para perto do público leigo para conversarem sobre suas pesquisas de uma forma interessante, divertida, envolvente e acessível, em um ambiente descontraído de bares das cidades. É organizado para acontecer em três dias seguidos, em todo o mundo, de forma concomitante. O Brasil é o p primeiro país em número de cidades participantes, atingindo mais de 80 cidades neste ano.

Para esta quarta-feira:

Programação de Santa Maria

Dia 22.05

Bar Biroska – Av. Presidente Vargas, 2050

19h30min

Tema 1: O admirável mundo nanométrico

Palestrante: Profa Dra Solange Binotto Fagan

21h

Tema 2: O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir

Palestrante: Profa Dra Aline Ferreira Orique

Bar Paiol – Av. Presidente Vargas, 1892

19h30min

Tema 1: Depressão: o mal do século?

Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Vargas Bochi

21h

Tema 2: Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos

Palestrante: Prof. Dr Dejalma Cremonese

Mais informações sobre o evento local no facebook – Pint of Science 2019 – Santa Maria (AQUI)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *