Destaque

PARTIDOS. À margem da direção oficial, grupo de emedebistas ilustres se encontra atrás de alternativas

Partido “precisa conversar”, disse Antonio Carlos Lemos (D), que articulou o almoço (na foto, de antigo encontro do MDB, com Tubias Calil)

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Arquivo), Editor do Site

Em um dia da semana passada, no Restaurante Vera Cruz, um grupo de influentes, ilustre e boa parte deles históricos emedebistas se reuniu em torno de um almoço. O site apurou que o convite para o papo partiu do professor e ex-secretário municipal (de Finanças e Meio Ambiente), nos dois mandatos do ex-prefeito Cezar Schirmer, Antonio Carlos Freitas Valle de Lemos.

Entre os convivas no convescote político, algumas convergências e pelo menos uma singularidade. Todos foram sempre, na maioria dos momentos, alinhados a Schirmer, cujo futuro políticos poucos conhecem (talvez nem o próprio), mas imaginam que esteja desligado de Santa Maria. A totalidade também, em maior ou menor grau, está alijada do conjunto de principais decisões do MDB santa-mariense.

Da mesma forma, com maior ou menor intensidade, se queixam do fato de, embora a promessa de reuniões mensais, os encontros do Diretório da agremiação serem, como disse fonte do site, “episódicos”. Vai daí, inclusive, a ideia do encontro para o qual Lemos foi o articulador: a ideia de traçar um comportamento político para os próximos meses, que, por sinal, serão decisivos para o futuro da sigla em Santa Maria. Tradução claudemiriana: o grupo terá sua unidade testada já nos próximos três meses, os que antecedem a convenção municipal marcada para agosto.

Para contrapor o fato de boa parte dos emedebistas que foram secretários de Cezar Schirmer, no encontro político-gastronômico da semana passada, afora a ausência das lideranças formais maiores da sigla, apenas um integrante graúdo do governo de Jorge Pozzobom estava presente. No caso, a secretária de Cultura Marta Zanella – que, há os que apostam, pode ser o nome do MDB para concorrer à Prefeitura em 2020, na hipótese de candidatura própria.

Mas, objetivamente, sobre o que papearam os emedebistas? Uma boa síntese você encontra nos itens abaixo, listados pela fonte do site e que participou do encontro:

– trataram, primeiramente, da “ausência de diálogo permanente da direção partidária com o seu Diretório Municipal. Reuniões “são realizadas episodicamente e eram previstas mensalmente”,

– falaram, também, das “indefinições desde o final do governo Sartori, nas conversas com o governo Leite, com o MDB ficando alheio às manifestações intempestivas do atual governo do estado e se ausentando de cobrança com relação aos meses de promessas feitas em campanha”.

– discutiram a necessidade de “sensibilizar militantes emedebistas locais para uma rearticulação visando os próximos embates e impedir que medidas a serem tomadas pelos companheiros sejam interpretadas como desavenças e divisão partidária”.

– debateram sobre “pensar na possibilidade concreta de apresentação de candidato a prefeito nas próximas eleições pois se tem nomes vigorosos, além do ex-prefeito (Cezar) Schirmer.”

– basicamente entenderam que é “preciso conversar”. E isso é “imperioso, até porque nestes dois últimos anos nada se fez para alavancar protagonismo do MDB de Santa Maria.”

Tá, e a pergunta que não quer calar: afinal, quem participou desse encontro de notáveis emedebistas da comuna? Vai lá a listagem, desfalcada apenas do vereador Adelar Vargas (justificou a ausência por conta de uma audiência na capital do estado):

Antonio Carlos Lemos, Tubias Calil, Marta Zanella, Silvana Guerino, Leonardo Schirmer, Paulo Genro, Marion Bittencourt, Ione Lemos e Rita Magalhães.

Enfim, um balaio, inclusive cinco ex-secretário municipais, de graúdos emedebistas. Mas não todos. Afinal, talvez tenham sido convidados e não compareceram, ou não foram chamados ao encontro, ilustres do partido eventualmente alinhados com a ideia de apoiar Jorge Pozzobom à Prefeitura, inclusive a própria presidente da sigla, Magali Marques da Rocha. Será?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo