MídiaPolítica

MÍDIA. Bolsonaro tira trocão da Globo e dos Marinho, para dar a Edir Macedo (Record) e Sílvio Santos (SBT)

“Não tem dinheiro público para vocês, acabou a teta”, provocou Bolsonaro ao falar da redução da verba da Presidência e de estatais à Globo

Do blog Sala de TV, no portal Terra, em texto de JEFF BENÍCIO, com imagem de Reprodução

Em sabatina na bancada do Jornal Nacional no dia 28 de agosto de 2018, durante a campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro fez uma acusação contra a empresa de comunicação da família Marinho. “Você vive em grande parte, aqui, com recursos da União. São bilhões que o Sistema Globo recebe de recursos da propaganda oficial do governo”, disse para a âncora Renata Vasconcellos.

No dia seguinte, o apresentador e editor-chefe William Bonner leu nota oficial emitida pela cúpula do conglomerado de mídia para rebater a declaração polêmica do entrevistado. Um trecho: “A propaganda oficial do governo federal e de suas empresas estatais corresponde a menos de 4% das receitas publicitárias e nem remotamente chega à casa do bilhão”.

Ainda durante a corrida ao Palácio do Planalto, Bolsonaro avisou algumas vezes que, se fosse eleito, reduziria a verba governamental aos veículos do Grupo Globo. Dito e feito. De 2018 (último ano da gestão de Michel Temer) a 2019, a participação da TV Globo caiu de 39% para 16% do total investido em propaganda oficial. Enquanto isso, RecordTV e SBT – cujos donos, Edir Macedo e Silvio Santos, são bolsonaristas declarados – ganharam fatia maior do bolo.

“Acabou a mamata (para a Globo)”, repetiu o presidente em várias entrevistas. Ainda que a queda da publicidade oficial não represente percentual tão relevante ao canal carioca, a diferença em valores impressiona. Durante a presidência de Lula (2003-2011), Dilma (2011-2016) e Temer (2016-2019), a Globo recebeu anualmente entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões de publicidade federal.

Com a redução de verba imposta por Bolsonaro à emissora no primeiro ano de mandato e agora em 2020, fontes do mercado publicitário projetam que a Globo deixará de ganhar cerca de R$ 400 milhões até o final deste ano. O faturamento anual da TV gira em torno de R$ 10 bilhões. A contração de dinheiro do governo fará falta, porém, não afetará as operações do canal.

Numerosas demissões, profundo corte de gastos e crescimento de outras fontes de renda (como a plataforma Globoplay) compensarão boa parte da fração de propaganda cortada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência). Visto por Bolsonaro como maior “inimigo” na mídia, o Grupo Globo mantém o tom crítico à sua gestão. O jornalismo do canal ganhou mais audiência ao destacar quase diariamente as polêmicas suscitadas pelo presidente e seus filhos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo