Destaque

PARTIDOS. Não tem para ninguém: PSL e PT lideram as interações no Facebook. Bem depois, PSOL e Novo

Fanpage do PSL, o partido de Bolsonaro, é, até o momento, a mais popular este ano entre as páginas de partidos políticos de Santa Maria

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

As fanpages do PSL/SM e do PT/SM são as duas mais populares entre os partidos santa-marienses. Ambas lideram com folga as interações quando comparadas com as demais siglas do município presentes no Facebook.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a página do PSL/SM registrou 12.802 interações (entre curtidas, comentários e compartilhamentos). O PT/SM veio logo atrás com 11.113, conforme dados obtidos com a ferramenta CrowdTangle.

Em terceiro está o PSOL/SM, com 4.179 interações no período e, em quarto, a página do Novo em Santa Maria, com 2.671 interações.

PSL, PT, PSOL e Novo são os únicos que registraram mais de mil interações entre janeiro e maio. Em quinto, por exemplo, ficou a fanpage do PSDB/SM com 975 interações e, em sexto, a página do PCdoB/SM com 409.

PSL e PT lideram as interações nos cinco primeiros meses do ano

O site não encontrou fanpages locais de MDB, PDT, PTB, PRB e Rede Sustentabilidade, siglas que hoje possuem mandatos na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Progressistas e democratas até possuem páginas no site de Mark Zuckerberg, mas elas raramente recebem atualizações.

Por outro lado, PROS, PSTU, Cidadania, PSB e PCB mantêm uma representatividade local na rede social, embora sem o alcance dos seis primeiros colocados na pesquisa do site.

Exército de um homem só

A fanpage do PSL/SM (AQUI) é a segunda com mais seguidores entre as páginas de partido de Santa Maria. Até o início da noite dessa terça-feira (4), possuía 4.181 curtidas.

Concentra praticamente todas as suas postagens na defesa do presidente Jair Bolsonaro (PSL). As publicações fazem sucesso. Nos últimos 30 dias, por exemplo, foram 908 compartilhamentos.

De olho nele!

Quando o quesito é seguidores, a página do PT/SM (AQUI) é líder isolada com 7.683 curtidas. Também corre na frente em relação à quantidade de conteúdo, com cerca de 2,07 publicações por dia (levando em conta apenas os últimos 30 dias).

Curiosamente, Bolsonaro é tão popular na fanpage do PT/SM quanto é na página do PSL/SM. Boa parte das publicações trazem críticas ao governo do capitão.

Ele, aqui não!

O conteúdo mais original é do Novo/SM (AQUI), que foca nas ideias e eventos da sigla. A fanpage não costuma se posicionar sobre Bolsonaro. Possui 1.071 curtidas.

Ele, de novo

A página do PSOL/SM (AQUI) traz um conteúdo semelhante a do PT/SM, com críticas ao governo Bolsonaro. Porém, o foco não é tanto no presidente e recai mais sobre as manifestações realizadas no município. Possui 1.045 curtidas.

Fanpage do PSB de Santa Maria largou mão do conteúdo político e investe em… gatinhos e frases que parecem ter saído de livros de autoajuda

Governo é governo

A fanpage do PSDB/SM (AQUI) possui 2.035 curtidas, ficando atrás apenas de PT/SM e PSL/SM na quantidade de seguidores. A página, basicamente, concentra-se em divulgar notícias da Prefeitura de Santa Maria.

Oi?!

Merece destaque a fanpage do PSB/SM (AQUI). Ao contrário de todas as outras páginas de partidos de Santa Maria, esta é a única que abriu mão de qualquer conteúdo político.

Desde o dia 24 de maio, a fanpage da sigla do ex-candidato a prefeito Fabiano Pereira e do vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás traz apenas mensagens de autoajuda, com pensamentos de autores como Cora Carolina, Ernest Hemingway, Anaïs Nin, Sigmund Freud, Santo Agostinho… tem até fotos de gatinhos fofinhos e coraçõezinhos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo