26ª FEICOOP. Prefeitura garante apoio ao evento internacional que inicia nesta quinta em Santa Maria

26ª FEICOOP. Prefeitura garante apoio ao evento internacional que inicia nesta quinta em Santa Maria

26ª FEICOOP. Prefeitura garante apoio ao evento internacional que inicia nesta quinta em Santa Maria - prefeitura-feicoop

Maior evento da economia solidária da América Latina já começa a ser montado no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter

Por ERENICE DE OLIVEIRA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Por meio de apoio à organização, a Prefeitura de Santa Maria está participando da realização da 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Duque de Caxias. A 26ª edição da Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”, que  irá nortear todas as ações do evento. As atividades estarão dividias em três espaços: o Parque da Medianeira (local para os seminários, o palco da feira e a praça de alimentação), o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (local da feira de produtos) e o Colégio Irmão José Otão (local para oficinas, reuniões e encontros).  A entrada para todos os eventos é gratuita e a abertura oficial será realizada às 16h desta sexta-feira (12).
Pela programação, nesta quinta-feira (11) chegam as caravanas, mas não haverá comercialização de produtos nesse dia, apenas seminários de formação em Economia Solidária. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), a feria funcionará das 7h30min às 20h, e no domingo (14), das 7h30min às 18h. Os interessados podem conferir as programações de seminários e oficinas pelo link https://tinyurl.com/yyxdu7nf . E a  programação cultural no  https://tinyurl.com/yyobuuoy

Para o prefeito Jorge Pozzobom, a Feicoop é um dos acontecimentos mais tradicionais da cidade, e a prefeitura Municipal não poderia ficar fora dessa importante programação.
“Mais do que uma grande feira, com milhares de expositores, o que temos diante dos nossos olhos no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter é a prova viva de um modelo que é possível: o da Economia Solidária. A união, de fato, faz a força. E a nossa força está no cooperativismo. Eu realmente confio nisso, e é por isso que, em toda a minha vida pública, sempre atuei de forma colaborativa junto às iniciativas do Projeto Esperança/Cooesperança”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.

Coordenadora da Feira, irmã Lourdes Dill destaca que são mais de 500 voluntários envolvidos na organização desta 26ª edição, com o objetivo de transmitir e ampliar o conceito de economia solidária. Ela observa ainda a parceria com diversas organizações que contribuem para o funcionamento de toda a estrutura e a realização da programação.
“ A Prefeitura Municipal de Santa Maria e suas secretarias são fundamentais para o sucesso do evento, assim como a Universidade Federal, os colégios e as pastorais”, comentou irmã Lourdes.

FORMAÇÃO – Na Feira, estarão expostos para comercialização cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas. Durante a Feicoop, ocorrem práticas do comércio justo e do consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e atividades de formação e interação. Não há consumo de cigarros e bebidas alcóolicas (vinhos e cervejas artesanais vendidos na Feira não devem ser consumidos no local), e a água não é comercializada durante o evento.  A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade (são disponibilizados bebedouros com água filtrada nos pavilhões da Feira). Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *