ASSEMBLEIA. Fachada do Palácio Farroupilha será iluminada na cor laranja em agosto. Entenda por quê!

ASSEMBLEIA. Fachada do Palácio Farroupilha será iluminada na cor laranja em agosto. Entenda por quê!

Da Assessoria de Imprensa (texto e foto), do deputado estadual Valdeci Oliveira

ASSEMBLEIA. Fachada do Palácio Farroupilha será iluminada na cor laranja em agosto. Entenda por quê! - valdeci-3Com a aprovação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em agosto a fachada do Palácio Farroupilha, sede do legislativo gaúcho, será iluminada com a cor laranja.

A proposta, que foi apresentada pelo deputado Valdeci Oliveira (foto), do PT, é para marcar o mês de conscientização da esclerose múltipla.

O laranja tem um impacto visual forte e memorável, além de acessível para pessoas com deficiência visual. “Após ser procurado pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e região (Apemsar), busquei essa solicitação junto à direção do nosso parlamento para colaborar com esse importante trabalho que é o de fazer com que as pessoas cada vez mais tenham consciência do que é a esclerose múltipla, como buscar seu diagnóstico, seu tratamento. Mas o mais importante é também derrubarmos as barreiras do preconceito que ainda existe”, explica Valdeci.

Segundo o parlamentar, essa ação vai ao encontro às diretrizes de entidades como a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), uma das principais associações em atuação no Brasil, cujo objetivo é de divulgar a doença e contribuir para o diagnóstico precoce e a melhora na qualidade de vida dos doentes.

Considerada uma doença rara, a moléstia atinge aproximadamente 35 mil pessoas no país e 2,5 milhões no mundo todo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que 80% da população desconhece o que é a esclerose múltipla, seus sintomas e muito menos o tratamento empregado. A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, fazendo com que a defesa do organismo se confunda e ataque as células saudáveis, provocando lesões.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *