FEICOOP. Confirmadas oficialmente as programações cultural e de seminários e oficinas. E tudo inicia dia 11

FEICOOP. Confirmadas oficialmente as programações cultural e de seminários e oficinas. E tudo inicia dia 11

FEICOOP. Confirmadas oficialmente as programações cultural e de seminários e oficinas. E tudo inicia dia 11 - feicoop

Seminários, oficinas e reuniões temáticas irão acontecer entre durante todos os dias. A entrada em todos os eventos da Feicoop é gratuita

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/arquivo), da Assessoria de Imprensa do Evento

A 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) terá uma intensa agenda de eventos, entre os dias 11 e 14 de julho, em Santa Maria-RS.

Além da comercialização de produtos de grupos de Economia Solidária e Agricultura Familiar de todo o Brasil e de países do Mercosul, a Feira terá seminários, oficinas, palestras, reuniões, lançamentos, intercâmbios e muito mais.

A quinta-feira (11) marca o dia de chegada das caravanas e é tradicionalmente um dia de formação, não ocorrendo comercialização de produtos. Nesta data será realizado o Seminário Nacional de Comercialização da Rede de Economia Solidária e Feminina, às 8h30min, no Centro Mariano; e o Seminário de Formação: Economia Solidária em Movimento, às 14h30min, no Lonão 6 do Parque da Medianeira.

Na sexta (12), inicia a comercialização nos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Logo no começo da manhã, às 8h30min, será dada a largada para o 1º Seminário da Associação Brasileira dos Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias (ABUR) – Mobilidade, Transportes e Segurança no Trânsito: Instrumentos para a Inclusão Social, no Lonão 6 do Parque da Medianeira.

Ainda na sexta, às 13h30min, no Palco da Feira, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, liderada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), realizará uma audiência pública sobre os impactos dos cortes orçamentários nas Universidades e Institutos Federais para os municípios gaúchos. Às 16h, no mesmo local, lideranças e autoridades participam da Abertura Oficial da 26ª Feicoop.

O final de semana será de muita discussão e debate a partir de atividades autogestionavéis. Ou seja, são os próprios proponentes que organizam e ministram seus eventos. No sábado (13), por exemplo, a Prefeitura Municipal de Paracambi-RJ desenvolverá uma discussão sobre os avanços e desafios da política municipal de Economia Solidária. Já a Caritas Regional Sul promoverá um seminário sobre Agroecologia e Economia Solidária.

O encerramento da Feira será no domingo (14), às 18h, com a leitura da carta do evento, que traz um apanhado de todas as discussões promovidas nos quatro dias de Feicoop.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE SEMINÁRIOS E OFICINAS

Cultura

A Feicoop também é local de manifestações artísticas e culturais. A Feira terá lançamento de livros, gravação de programas, apresentações musicais e exibição de vídeos e documentários sobre Economia Solidária.

Destaque para a homenagem póstuma especial ao professor Humberto Gabbi Zanatta, no sábado (13), às 18h30min, no Palco da Feira. Poeta, escritor, advogado, jornalista, sociólogo e ex-vereador de Santa Maria, Zanatta tinha uma relação próxima com a Economia Solidária, participando inúmeras vezes da Feicoop. Ele faleceu em 28 de dezembro do ano passado, aos 70 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL COMPLETA

Campanha

Devido à falta de recursos para realização da 26ª Feicoop, o Projeto Esperança/Cooesperança e Cáritas Rio Grande do Sul desenvolvem a campanha Juntos pela Feicoop. A iniciativa visa obter recursos para garantir a estrutura física e logística da Feira.

Doações podem ser feitas pelo site http://caritasrs.colabore.org/Feicoop ou por depósito na conta corrente 30565-0 (Cooesperança), agência 0126 (Banco do Brasil) – CNPJ 93155067/0001.86.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEICOOP

A FEIRA

A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 26 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos tenham qualidade de vida. A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

FORMAÇÃO

Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade. Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

EXPOSIÇÃO

São expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

PÚBLICO

Em 2018, 302 mil pessoas prestigiaram o evento. A 25ª Feicoop contou com a representação de 3,5 mil empreendimentos organizados em rede, 583 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal; fóruns locais e macrorregionais de Economia Solidária no país; Fórum Brasileiro de Economia Solidária; entidades públicas e privadas; Universidades; Fundos Solidários; Redes Nacionais e Internacionais de Economia Solidária.

ORGANIZAÇÃO

A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança (da Arquidiocese de Santa Maria) e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cáritas Brasileiras, entre outras instituições.

A 26ª EDIÇÃO

A 26ª Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho de 2019, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. A entrada é gratuita.

Curta a fanpage da Feicoop: https://www.facebook.com/feicoop.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *