FEICOOP. Evento da economia solidária, um espaço para o Pré-Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana

FEICOOP. Evento da economia solidária, um espaço para o Pré-Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana

FEICOOP. Evento da economia solidária, um espaço para o Pré-Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana - feicoop-periurbana

No encontro, discussão sobre caso da Horta Agroecológica Comunitária na Associação de Moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do evento

O Pré-Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana foi realizado na tarde deste sábado (13), na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). O encontro visa à construção de uma política municipal no âmbito da segurança alimentar e nutricional em Santa Maria-RS.

“Nosso objetivo é retomar a discussão de hortas comunitárias com uma proposta de alimentação saudável e fomentar a geração de emprego e renda com a comercialização do excedente”, explica a vereadora santa-mariense Celita da Silva (PT).

Durante o Pré-Fórum foi discutido o caso da Horta Agroecológica Comunitária na Associação de Moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, que é atendida por um projeto da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, liderado pelo Departamento de Zootecnia. O plano foi inspirado nas 38 hortas comunitárias desenvolvidas pela Universidade Estadual Maringá (UEM), em Maringá-PR, que envolve 1.025 famílias e uma produção estimada em 910 toneladas por ano.

O evento desta tarde foi promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (Consea) e pela UFSM. O tema também é discutido por uma comissão especial do Legislativo santa-mariense, composta pelos vereadores Manoel Badke – Maneco (DEM), presidente; Vanderlei Araujo (PP), vice-presidente; e Celita da Silva (PT), relatora.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *