POLÍTICA. Disputa no PT, para presidir o partido na cidade. Alex Monaiar e Sidinei Cardoso, os candidatos
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/Arquivo), da Equipe do Site
A imagem acima, registrada durante um debate à presidência municipal do PT/SM, em 29 de março de 2017, é um déjà vu da próxima eleição do partido. Dois anos e quatro meses depois, os quatro personagens da fotografia serão, novamente, protagonistas do futuro da sigla.
No registro de 2017, Helen Cabral e Alex Monaiar, então candidatos à liderança do PT/SM, debatiam para filiados no Sindicato da Alimentação. O então presidente, Sidinei Cardoso, comandava o evento acompanhado por Glaucia Ribas, secretária de organização do partido. Dias depois, Helen saiu-se vencedora da eleição com 576 votos contra 85 de Monaiar.
Agora, novamente o PT caminha para um pleito interno. Na sexta-feira (26), último dia inscrição, duas chapas garantiram participação na corrida eleitoral. Uma é liderada por Sidinei, chamada Resistência Socialista, e outra por Monaiar, denominada Lula Livre – Primavera Vermelha. A eleição ocorrerá em 8 de setembro e a posse está marcada para o fim do ano.
Conforme Helen, a eleição deverá ocorrer de forma descentralizada. Enquanto que em 2017 a votação concentrou-se na Câmara de Vereadores, a ideia agora é ir para alguns bairros.
“Pensamos em fazer o pleito em diferentes regiões da cidade, como Norte, Sul, Leste e Oeste, já que temos cerca de 9 mil filiados”, comenta a atual presidente
A lista completa com os filiados aptos a voto será divulgada em 9 de agosto.
“De forma geral, estão aptos a votar todos os filiados e também os cargos de confiança e os ocupantes de cargos eletivos (deputados e vereadores) que estejam em dia com a contribuição partidária”, explica Glaucia.
No dia 8 de setembro, os petistas irão votar quatro vezes: no presidente municipal, na chapa do Diretório Municipal (que será formada de forma proporcional a quantidade de votos recebidos pelas duas chapas), na chapa estadual e na chapa nacional. Estas duas últimas visam eleger delegados para os congressos estadual e nacional, que elegem seus respectivos presidentes.
O congresso gaúcho do PT ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre. O encontro nacional será entre 22 e 24 de novembro, em local ainda não definido.
Parabéns companheiro Alex Monair Barcellos por te propor a concorrer a Presidente do PT de Santa Maria para que haja debate que é tão salutar para a democracia interna de nosso partido.
Vai ganhar quem for apoiado por Valdeci e Pimenta. Até as pedras da Rio Branco sabem.