SAÚDE. Prefeitura realiza reunião para definir criação de Programa para atender transexuais e transgêneros
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2019/07/prefeitura-saúde-transgêneros.jpg)
Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Tendo como principal objetivo promover um acesso mais facilitado de transexuais e transgêneros aos atendimentos de saúde, a Prefeitura discute a possibilidade de colocar em prática o projeto Transcender. A iniciativa foi apresentada à Secretaria de Saúde pela ONG Igualdade e pelo Coletivo de Homens Trans de Santa Maria e prevê a instalação de um ambulatório voltado para a comunidade transexual com abordagens psicológica, social e clínico-cirúrgica.
O secretário de Saúde, Francisco Harrisson, recebeu, na tarde desta terça-feira (2), a superintendente de Atenção Especializada, Claudia Melo, e o psicólogo Cesar Bridi, que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, instituição pioneira no Brasil no acolhimento de transgêneros.
“Vamos conhecer como as demais instituições atuam e como os profissionais procedem para, então, aplicarmos aqui em Santa Maria para solidificarmos os nossos serviços. Precisamos tornar esta população visível aos olhos da sociedade para despertar a necessidade de atendimento qualificado de saúde aos demais”, explica o secretário Francisco Harrisson.
Uma vez se tornando lei, a ideia da Prefeitura é que o projeto Transcender tenha as ações de políticas públicas de saúde concentradas na Policlínica Nossa Senhora do Rosário, com atendimentos a partir deste segundo semestre. Para isso, além de ter como parâmetro a atuação de outras instituições de saúde com o público transgênero, a Prefeitura já trabalha no remanejamento de profissionais da própria rede pública de saúde, como psicólogo, ginecologista, urologista e demais especialistas. A partir dessas definições, todos os profissionais que atuam na rede passarão por capacitações, garantindo atendimento mais qualificado.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.