EducaçãoPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e união com espanhóis da Fundación Prosegur em torno da escola Pedro Kunz

Quando os esforços se somam, todos saem vencedores

Por JORGE POZZOBOM (*)

Quem me acompanha, aqui, neste espaço de opinião no site do jornalista Claudemir Pereira, já deve estar acostumado com a forma otimista como eu encaro as situações. Eu não nego os problemas, não desconsidero as dificuldades, porém, prefiro, por uma questão de princípio mesmo, dedicar o meu ânimo, concentrar as minhas energias, na busca por soluções.

Eu prefiro, sempre, olhar e ver o copo meio cheio. E, hoje, eu gostaria de compartilhar com vocês, não apenas mais um episódio, mas, sim, aquele acontecimento que mais emocionou desde que eu assumi o cargo de prefeito de Santa Maria.

Na última sexta-feira, entregamos à comunidade do Passo das Tropas a nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kunz. Uma obra realizada graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Fundación Prosegur, da Espanha. Confesso que me surpreendi quando, há dois anos, o senhor Martinelli Volpiceli, entrou em contato conosco e, representando o grupo espanhol, apresentou o projeto para reformar (ou melhor, para reconstruir totalmente) a Escola Pedro Kunz. Como? Por quê?

Alguns milhares de quilômetros separam a Vila Ipiranga, na Zona Sul de Santa Maria, de Madrid. Qual seria, então, o motivo para realizar um investimento assim? Foi aí que eu conheci o projeto Piecitos Colorados, da Prosegur, que beneficia mais de 5,3 mil alunos em sete países da América Latina.

A iniciativa que tentava há alguns anos (sem sucesso) criar raízes em alguma cidade do interior do Rio Grande do Sul e que já tinha recebido um sonoro “não”, aqui, em Santa Maria, em um passado não muito distante. E foi aí que eu decidi que o nosso governo não mediria esforços para que essa parceria fosse, enfim, concretizada. Pois foi exatamente o que nós fizemos.

Sob o comando da Secretaria de Educação e com o empenho de diversos setores da Administração Municipal, erguemos, Prefeitura de Santa Maria e Fundación Prosegur, muito mais do que um prédio. Erguemos um monumento que simboliza a soma de esforços entre Poder Público e iniciativa privada.

Mais do que substituir as precárias paredes de madeira por sólidas estruturas de alvenaria, nós entregamos aos 96 alunos da Escola Pedro Kunz novas e amplas perspectivas de futuro. Mais do que Educação e Cultura, nós plantamos ali, no Passo das Tropas, a semente de um futuro melhor. E tudo graças a uma proposta que veio do outro lado do Oceano Atlântico e que encontrou no Coração do Rio Grande a acolhida e o apoio necessários para virar realidade. Pois quando os esforços se somam, todos saem vencedores.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto (da inauguração da escola) que ilustra este artigo é de João Alves (AIPM).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo