Câmara de VereadoresCongressoPolítica

ACREDITA? Proposto o fim da remuneração para os vereadores de mais de 4,5 mil municípios brasileiros

Vamos simplificar: trata-se de proposta impossível de ser aprovada, no atual contexto em que os vereadores são cabos eleitorais dos deputados e senadores. Vai para a gaveta. Ou, até, será liminarmente rejeitada. É fácil imaginar a romaria dos vereadores de todo o País (com diárias, claro) pressionando congressistas a votar contra.

Agora, cogitando, hipoteticamente, a aprovação, a consequência local seria que, nas proximidades de Santa Maria, com exceção de Santiago, nenhum vereador, de nenhuma outra comuna, seria remunerado. Que tal? Você consegue supor o número de concorrentes em outubro, nessas comunas, se não houvesse salário a receber depois? Pooois é.

Mas, quem é o autor, e qual o conteúdo dessa proposta de emenda à Constituição, capaz de abalar muitas convicções? Confira na reportagem de Rodrigo Baptista, da Agência Senado. A seguir:

Proposta acaba com remuneração de vereadores em 90% dos municípios do país

O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.

Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal.

“Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Não precisa ser tão radical a ponto de extinguir a remuneração, basta diminuir o número de vereadores e também o valores dos salários.

    Tem muita cidade que não tem nem 10 mil habitantes e tem mais de 10 vereadores ganhando 7 mil que não aparecem na câmara nem no dia marcado ou senão vão só pra tomar mate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo