Câmara de VereadoresPolítica

CÂMARA. 13 dos 21 edis foram à Tribuna. Fábrica de blindados, questões urbanas e política predominaram

Ressalve-se: foram aprovados dois projetos de lei, entre os quais um, de João Carlos Maciel, dispõe sobre a política municipal antipichação no município de Santa Maria. E também houve requerimentos. E até uma visita de deputado. Mas, não há dúvida, como este sítio já previa, o mais importante aconteceu mesmo foi na tribuna, com o discurso dos parlamentares.

O editor destaca dois temas que, aparentemente, tiveram preponderância e que podem interessar ao conjunto da sociedade: a dificuldade para a KMW obter o licenciamento ambiental para implanter a recuperadora de blindados e as queixas em relação às condições urbanas.

Mas, enfim, isso pode ser apenas um lado. Há outros, vários, que podem ser explorados. Por conta disso, e pela primeira vez (ao que lembra o bestunto do editor), este sítio proporciona um trecho do pronunciamento de todos os que se manifestaram. Foram 13 dos 21 edis. O material tem a assinatura de Ana Bitencourt (e, lá embaixo, você pode acessar o linque com a íntegra). A seguir:

“…Marcelo Zappe Bisogno (PDT) após audiência junto ao Badesul para tratar sobre investimentos em Santa Maria, Bisogno manifestou preocupação no que diz respeito à fábrica de blindados da KMW. O vereador informa que, devido a falta de liberações ambientais por parte da FEPAM, há atraso na instalação da fábrica. De acordo com Bisogno, o fato pode intimidar outras indústrias, fazendo com que…

Dr. Ovidio (PTB) destacou a situação das estradas nos distritos, em função das chuvas na região. O vereador reconhece o esforço realizado pelo secretário Tubias Calil para atender as demandas, no entanto, reconhece também que o tempo precisa colaborar. Em relação à manifestação do presidente Marcelo Bisogno, sobre a instalação da fábrica de blindados, Dr. Ovidio defende que liberações ambientais e outras necessidades devem ser resolvidas previamente, para…

Werner Rempel (PPL) relatou audiência, junto com o vereador Admar Pozzobom, com o superintendente do Banrisul, Dinei Faller. Na ocasião, tratou sobre a estátua de Paulinho Bilheteiro, que deverá ser instalada junto a entrada da agência centro. De acordo com Rempel, a iniciativa deve ser conjunta, incluindo todos os vereadores do Legislativo. O vereador destacou que a ideia de implantação da estátua foi sugestão do…

Daniel Diniz (PT) o vereador informou estar iniciando, a partir de setembro, a fiscalização das 52 praças de Santa Maria, iniciando pela Saturnino de Brito. Informou que vai registrar com fotografias a situação de cada uma, para acompanhar o estado de conservação das mesmas.  Pediu atenção especial a Praça Saturnino de Brito, devido à falta de cuidados, desde a iluminação e segurança, até o…

João Carlos Maciel (PMDB) criticou a situação das estradas, informando que foi um dos primeiros parlamentares a pedir atenção sobre o assunto. Relembrou que já conversou sobre as questões das travessias urbanas com inúmeros deputados, há bastante tempo. Em comunicação de liderança do PMDB, disse não ter preparado nenhum discurso oficial para tratar sobre a situação atual do partido, perante o…

João Kaus (PMDB) ratificou preocupação referente ao atraso na instalação da fábrica de blindados KMW em Santa Maria. Comunicou que vai lutar para que nada do que foi conquistado em benefício da cidade e da região deixe de se concretizar por atrasos. Em relação ao Hospital Regional, trouxe matéria jornalística publicada na imprensa local, informando que é a primeira vez que…

Sandra Rebelato (PP) destacou a realização da Conferência Municipal da Cultura, realizado em Santa Maria, até o próximo sábado (31), com o objetivo de construir o Plano Municipal de Cultura no município. Informou que durante a conferência serão aprovadas propostas para envio à Conferência Estadual, na cidade de Lajeado. Sandra Rebelato destacou Santa Maria como referência em todo o…

Cel. Vargas (PSDB) comunicou resposta encaminhada a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, destacando ter boas notícias para compartilhar com os demais vereadores e comunidade. Trouxe respostas referentes à implantação do PAC no KM 3 e sobre o esgoto no bairro Camobi, que estava com atraso nas obras. Informou que a demanda do KM 3 já está sendo atendida junto à…

Dra. Deili (PTB) demonstrou preocupação em relação a projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes e alimentos gordurosos nas escolas. Dra. Deili demonstrou satisfação com a aprovação do projeto de lei que proíbe cantinas e lanchonetes das escolas de venderem alimentos de baixo teor nutricional, como refrigerantes, ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de…

Admar Pozzobom (PSDB) comentou programa de rádio em uma emissora local, onde teria sido citado. Enfatizou que nem sempre a maioria da população tem acesso a determinadas informações. Rebateu críticas que tomou conhecimento, informando que alguns vereadores “ficam brincando nos celulares” durante a sessão plenária. Defendeu as redes sociais com instrumento de trabalho, através da comunicação direta com…

Luciano Guerra (PT) manifestou tristeza com o andamento da administração na cidade de Santa Maria. Criticou trabalho realizado pela prefeitura na comunidade de Piratini, que teria ficado pela metade. Cobrou a iluminação pública no município, que deveria ser um exemplo de funcionamento no município. Destacou ter recebido inúmeros telefones da população com reclamações sobre o serviço de iluminação pública. Ao cobrar…

Marta Zanella (PMDB) relatou ações da Comissão de Educação em reunião com a secretária adjunta, Silvana Guerino, realizada na última terça-feira (27). Uma das demandas tratava sobre a gratificação “difícil acesso” da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundermarck. Na mesma ocasião, trataram sobre decreto que dispõe a Instituição de Sessão Legislativa de Vereador Júnior, a secretaria manifestou…

Paulo Denardin (PP) registrou de forma positiva uma ação da Corsan, comunicada por um cidadão, que fez solicitação junto à Companhia e foi prontamente atendido. Denardin também fez registro positivo ao atendimento de demanda da secretaria de Mobilidade Urbana, que já teria atendido em parte reivindicação do vereador e dos moradores das ruas Ernesto Becker, Aristides Lobo e Caldas Junior, em relação à sinalização. Comunicou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. “Clamou ao prefeito Cezar Schirmer que saia do gabinete para visitar os bairros e vilas da cidade para conhecer a realidade de cada um.” Ingenuidade sua, Vereador Luciano.
    Achas que o alcaide vai sair do palacete, e ver o que realmente acontece?
    No seu pensar, Santa Maria esta bombando.
    Aonde vamos para com esta tal democracia??
    A realeza,?? misturar-se ao simples, ordeiro e trabalhador povo.

  2. Resumindo: para mim só 13 honraram seus salarios e justificaram estarem no parlamento, pois como diz o proprio nome é local de falar e debater nao?

    Necessario, mas diferente foi o discurso do vereador Luciano Guerra em que manda o Prefeito levantar a “bunda da cadeira e sair do seu palacio cor de rosa para ver a situação da cidade”

    Obs: são palavras do proprio vereador que inclusive disponibilizou o video na internet, por isso citei essas palavras no comentario.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo