PDT/RS. Burmann diz que não concorre a prefeito. Ideia aventada é “um devaneio, apesar de honroso”.

UFSM x HANG. “Não vamos nos dobrar aos conceitos de corruptos e sonegadores de impostos”, diz Burmann

UFSM x HANG. “Não vamos nos dobrar aos conceitos de corruptos e sonegadores de impostos”, diz Burmann - burmann-a

Reitor da UFSM, Paulo Burmann, também deu uma alfinetada no presidente da República, Jair Bolsonaro: “Soberania nacional se faz com educação, ciência e tecnologia, não com armas”. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, não deixou passar em branco o ataque do empresário Luciano Hang à instituição. Na cerimônia de formatura da Engenharia Civil e da Engenharia Elétrica, na noite dessa sexta-feira (9), no Clube Recreativo Dores, ele disse que corruptos e sonegadores podem continuar esbravejando que Universidade continuará sendo um braço forte do Estado.

Na quinta (8), em visita a Santa Maria para conferir as obras de sua loja, a Havan, na Avenida Hélvio Basso, Hang criticou no Facebook o orçamento da UFSM, de R$ 1,3 bilhão; enquanto que o orçamento do Município é de R$ 780 milhões.

“Como pode uma universidade com 40 mil alunos gastar mais que 300 mil habitantes de uma cidade? A conta não fecha. Mas essa é a realidade das nossas universidades públicas brasileiras. E o pior é que a maior parte do valor destinado a essas instituições é gasto com folha de pagamento para professores de esquerda, que doutrinam os estudantes com ideologias marxistas e gramschistas”, disse Hang.

Na formatura dessa sexta, Burmann não citou o nome do empresário. Mas seu discurso não deixa dúvida quanto ao alvo de suas palavras.

“Recentemente, recebemos um conjunto de críticas fazendo referência à UFSM como se fossemos um bolicho de beira de estrada. Não somos. Somos uma das instituições mais importantes do interior do Rio Grande do Sul e do país. Não vamos nos dobrar aos conceitos de corruptos e sonegadores de impostos. Podem continuar esbravejando. A universidade é o braço forte do Estado brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul”, disse Burmann.

Segundo o reitor, as críticas tem ocorrido devido ao clima de intolerância e da necessidade que as pessoas têm de emitir opinião sobre tudo e sobre todos sem respeito, consideração e compaixão.

Ao final de seu discurso, Burmann ainda deu uma cutucada no presidente Jair Bolsonaro (PSL), que tem como política facilitar o acesso às armas.

“Vamos continuar nosso caminho de compromisso, de formação de profissionais de desenvolvimento de ciência e de tecnologia, com compromisso com a soberania nacional, que se faz com educação, ciência e tecnologia, não com armas”, finalizou o reitor.

Abaixo, confira trecho do discurso do reitor na noite dessa sexta:



11 comentários

  1. Valdenir paim

    Quero que pergunte ao reitor porque ele fechou a universidade em silveira .terminou com a expo feira e tb com o programa de hidroginastica da terceira idade que tinha a mais de 10 anos se na campanha dele fez essas promessas

  2. O Brando

    Hummm….Reitor foi para o nível do empresário. O que ele acha também não tem muita importância, daqui meia dúzia de anos será somente mais um nome em placas que ninguém mais lê. O futuro da instituição felizmente não lhe pertence. Pode continuar, como é mesmo? Esbravejando. Kuakuakuakuakuakua!

  3. joao pedro espindola machado

    Parabens, pelo respeito demonstrado a UFSM e a sociedade, a universidade é crucial para a grande maioria dos gaúchos e de muitos brasileiros. Não estudei na UFSM, mas minhas três filhas tiveram essa felicidade, e não foi favor do estado pois pagamos impostos exatamente para isso. Quem paga imposto é o consumidor e não o empresário. É passada a hora de defendermos nossas instituições desse bando de larápios, sejam de direita ou de esquerda. Os grandes conglomerados financeiros e economicos resolveram tomar o poder a qualquer custo para poder escravisar o povo.

  4. Leandro Passos Rodrigues

    Mas recebeu o Lularápio com toda a pompa e vários políticos do PT estão sempre dando as caras lá. Hippocrisia é isso. Mas enfim, é sítio Claudemir PTeira, ex-jornalismo, ou melhor nunca teve isso aqui hahaha

  5. Jeferson Amaral

    Engraçado! Falar que não vai se dobrar aos conceitos de corruptos e sonegadores, mas recebeu um dentro da Universidade com todas as honrarias. Vai entender!! As opiniões mudam conforme a direção do vento.

    • Alcides Adornes

      Uma coisa é receber uma comitiva para discutir e ouvir as reivindicações da universidade. Principalmente quando esta comitiva é a responsável pela criação de 2/3 das vagas e cursos oferecidos nesta universidade. Outra coisa é apoiar um sonegador que quer o fim da UFSM. Então, por favor, coloque as coisas em seus devidos lugares. Esta mesma reitoria irá receber o presidente miliciano se um dia ele se dispor a vir a UFSM e propor um diálogo com a comunidade universitária.

  6. Fernando Canto

    Indivíduos como o Bolsonaro e o dono da Havan atacam as universidades pois têm medo do conhecimento. Uma população com senso crítico não pode ser manipulada com táticas de desinformação rasteiras e vulgares como vimos no ano passado. Qualquer coisa que dignifique o ser humano, o trabalhador, o pequeno empresário, é taxado de “doutrinação marxista”; afinal, essas pessoas, ao contrário dos megaempresários, não bancam a campanha de ninguém.

    • Gladis

      E onde estavam está gente quando nosso País estava sendo depenado pela esquerda petista?

  7. Alex

    Não entendo algumas posições. Qual o motivo do “ódio” pela Universidade Federal de Santa Maria e o total e irrestrito apoio ao dono das Lojas Havan? Uma instituição com 58 anos de história está sendo trocada por 150 empregos? Independentemente de questões político partidárias e posições ideológicas, qual a lógica nisso? Defender um trabalho praticamente “escravo” aos sábados, feriados e domingos (praticamente um subemprego) em detrimento de educação superior e de sonhos em cursar uma graduação, um mestrado, um curso técnico? Defender um cara de fora? Que tal defender uma instituição que coloca Santa Maria no mapa? Não seria mais lógico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *