ARTIGO. Jorge Pozzobom e inauguração da EMEI Ivanise de Jesus, no loteamento Cipriano da Rocha

ARTIGO. Jorge Pozzobom e inauguração da EMEI Ivanise de Jesus, no loteamento Cipriano da Rocha

ARTIGO. Jorge Pozzobom e inauguração da EMEI Ivanise de Jesus, no loteamento Cipriano da Rocha - pozzobom-artigo-2Educação como prioridade: na prática, e não apenas no discurso

Por JORGE POZZOBOM (*)

Sábado, dia 14 de setembro de 2019, foi um dos dias mais marcantes da minha trajetória como prefeito de Santa Maria. Não porque inaugurei mais uma obra para a cidade. Mas, sim, porque o futuro de pelo menos 180 crianças com idades entre 0 e 5 anos – 150 já matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ivanise Jann de Jesus  – poderá ser construído sob a perspectiva de uma base sólida: a base moldada pela Educação.

Quando digo que Educação é prioridade no nosso Governo, não é discurso. Tenho mostrado, por meio de ações concretas, que esta Administração Municipal leva a Educação muito a sério. Que município brasileiro contratou 431 professores em pouco mais de dois anos e meio de Governo? Santa Maria contratou. Quatorze desses professores atuarão na EMEI Ivanise Jann de Jesus, localizada no Loteamento Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado.

Foram quase 10 anos de espera para que essa escola entrasse em funcionamento, o que ocorreu já nesta segunda-feira, dia 16 de setembro. Enfrentamos, com seriedade e perseverança, os obstáculos encontrados pelo caminho, as limitações impostas pela burocracia, mas, principalmente, a descrença e o pessimismo de muitos que preferiram se agarrar a críticas do que vislumbrar um desfecho positivo e promissor.

Levando o nome da promotora Ivanise, que faleceu prematuramente em 2015, mas deixou um legado de luta e ações concretas em defesa de nossas crianças e de nossos adolescentes, a escola do Bairro Pinheiro Machado, na Região Oeste de Santa Maria, é um símbolo de que investir em Educação é investir no futuro. É dar ferramentas e dignidade a quem poderá melhorar este país mais ali adiante. Ivanise acreditava na sua causa, assim como eu acredito que só podemos melhorar como cidadãos e como sociedade por meio da Educação.

Fui e tenho sido muito criticado por conta dos buracos nas ruas de Santa Maria. Não fecho os olhos para eles. Pelo contrário. Nosso Governo tem investido pesado em obras de pavimentação nas vias da cidade e resolvido problemas históricos que vinham se arrastando há anos. Porém, como governar é elencar prioridades, não posso deixar de dizer que, de forma metafórica, “tapar o buraco da Educação” é prioridade, sim, desta gestão municipal.

Hoje, com a alegria estampada em meu coração, quero externar o sentimento de gratidão. Não porque mais uma obra pública foi inaugurada, o que é obrigação de quem administra o dinheiro que vem de cada cidadão por meio do pagamento de impostos. Mas, porque conseguimos finalizar mais uma etapa, assim com a EMEI Ivanise Jann de Jesus, de tijolinho em tijolinho, dessa jornada que é lutar pelo que acreditamos.

Faço, aqui, um agradecimento público a toda minha equipe de trabalho. À incansável secretária de Educação, Lúcia Madruga. Ao Ministério Público e à Justiça, que tanto nos ajudaram nesse processo de construção da escola. E, principalmente, à comunidade do bairro que abriga a EMEI. Pela paciência e compreensão diante de cada obstáculo e por acreditar que estávamos no caminho certo.

Entre recursos municipais e federais, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões nessa escola de Educação Infantil. Naquele prédio, novinho em folha e com área de 1.118,48 m², sonhos serão transformados em realidade. E não é qualquer sonho, não. Afinal, o que está em questão é o desenvolvimento das nossas crianças. É a Educação como alicerce. E é mais uma prova de que governar com responsabilidade é não desistir. Nunca.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: as fotos (na montagem produzida pelo editor) da inauguração da escola,e que ilustram este artigo, são de João Alves (AIPM).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *